Escola em casa: grandes desafios para pais, mães e filhos!

O Novo Normal

O “novo normal” mudou radicalmente a vida escolar de nossas crianças. Pais, e especialmente as mães não têm mais escolha.

Elas precisam estar por dentro da vida escolar dos filhos, já que agora a escola em casa invadiu todos os lares sem pedir permissão.

E além desta nova rotina, as famílias precisam administrar todo o resto! Obviamente, a sobrecarga fica por conta da mulher, que na maioria das vezes vai gerenciar a escola em casa com os filhos, a manutenção da casa (limpeza, alimentação, lavagem de roupas) e ainda o trabalho, que antes era fora, para algumas delas.

10 DICAS PARA VENCER A ANSIEDADE NA PANDEMIA!

A Escola em Casa

A pandemia iniciou há meses. Não tem data para que tudo volte ao “antigo” normal. Entretanto as atividades escolares não podem ser interrompidas.

Então, muitos de nós estamos sendo obrigadas à aprender o cotidiano da “Escola em Casa”, EAD para alguns e homeschooling para outros.

Escola em casa (3)

As escolas particulares (infelizmente somente elas, praticamente) se adaptaram em vídeo-aulas e em algumas circunstâncias aulas ao vivo.

E ainda, apesar de eu ter ficado bastante chocada, meu filho descobriu o que é fazer uma prova em casa, embora eu não tenha gostado desta ideia.

E agora?

Se já era tenso as mães conciliarem a maternidade com a carreira profissional, imagina agora não é mesmo? Já que entrou outra responsabilidade na situação.

Responsabilidade que não é exclusiva das mães, mas infelizmente acaba ficando por conta dela, em 80% dos casos.

Escola em casa (1)

Todavia, a parte interessante destes momentos é que muitas famílias estão tendo um convívio diferente com os filhos. E que antes não o tinham. E isso é benéfico, já que proporcionam até mesmo um vínculo mais profundo entre a família.

Sendo assim , o lado bom desta pandemia é que, se antes você não tinha tempo para sua família, agora você pode desfrutar dele para de fato, conhecê-la!

Atividades escolares em dia

Tenha certeza que o vínculo que mencionei anteriormente é restabelecido até mesmo durante as atividades escolares com seu filho.

Escola em casa

Digo isso porque tenho certeza que a grande maioria das mães e pais não conheciam efetivamente a vida escolar dos filhos antes da pandemia.

Então estamos vivendo um momento de oportunidades, porém cheios de dificuldades também!

E por aqui tem sido assim também. Não é fácil deixar todo o conteúdo acumular devido ao “mau humor” da criança!

Você pode se perguntar se eu faço isso né. Não exatamente isso. Mas eu me coloco no lugar do meu filho. Ele tem apenas 6 anos, esta descobrindo como é a escola de verdade este ano.

E justamente em um momento de pandemia. Então, tem sido sim, bastante complexo e cansativo manter o Estêvão concentrado e engajado nas atividades da escola em casa.

Mas não perco a cabeça. Confesso que acho (minha humilde opinião) que as escolas exageram na quantidade de tarefas, visto que estamos em casa devido à pandemia e também ao fato do meu filho estar no primeiro ano do Ensino Fundamental.

Prioridades

E é exatamente por estes fatores que defini prioridades escolares por aqui. Não sou professora, mas na circunstância em que vivemos, se não tiver outro jeito, minha prioridade é que uma tarefa de língua portuguesa seja feita ao invés de uma de educação física. Sorry, mas eu ainda desejo muito que meu filho termine o ano lendo!

Aulas ao vivo são ótimas. Mas acredite, meu filho não gosta! E eu não o forço. Já está complicado demais ficar em casa, precisar evoluir com a Escola Em casa e ainda mais esta atividade.

Em alguns momentos realizamos as tarefas sem assistir as vídeo aulas. Em alguns momentos é necessário fazer certas concessões e permissões.

Falta de interesse

Muitas mães tem se intitulado como professoras nesse período de EAD. Mas a verdade é que as professoras (de verdade) merecem nossos “parabéns”.

Não é fácil manter o engajamento das crianças. Eu que o diga (e certamente você também) com apenas uma criança em casa!

Escola em casa (2)

Mas mesmo não sendo professoras de verdade, podemos dar nosso jeitinho de mãe!

Seu filho pode não ter qualquer hiperatividade mas a psicóloga escreveu um artigo que nos ensina como fazer a (Escola em Casa)EAD dar certo, vale a leitura!

Eu repeito bastante o tempo do Estêvão. Entretanto ele já está começando a aprender a negociar.

As vezes, quando determinada atividade precisa mesmo ser realizada naquele momento, negociamos um desenho, um tempo no jogo algo assim.

Não recomendo certamente. Mas no ar do stress devido aos impactos da pandemia, isso é comum por aqui.

Mas creio que o que mais tem feito diferença em sobreviver à estes acontecimentos é o fato de dar atenção ao aprendizado que o Estêvão está adquirindo.

Ao invés de interpretar como sendo aprendizado a quantidade de tarefas realizadas. E esta é uma dica para você também.

Antes da pandemia, a maioria dos pais não conheciam os filhos em sua rotina escolar.

Com isso, o natural (infelizmente) era alegar que as crianças estavam aprendendo bastante, já que haviam feito muitas tarefas. Isso é ilusão.

Agora quero saber o que você achou deste artigo e como ele pode te ajudar! Escreva um comentário! Um abraço!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    3 Comentários

    1. Naíla

      Hellen nem no “antigo normal” quantidade de conteúdo é tarefas significa efetivamente que a criança está aprendendo. A aprendizagem efetiva com a qualidade da aula, a forma como é apresentado à criança. Tem que fazer sentido para ela, só assim acontece aprendizado.

      • Concordo totalmente! Daí eu nem me descabelo seu não consigo cumprir todas as tarefas com o Estêvão. Quando vejo que não vou conseguir, já planejo o que é prioridade…infelizmente há conteúdos que precisam de ter prioridade né rs Não tem preço ver quem está aprendendo motivado. E situações assim, estão sendo um pouco raras rs!

    2. Pingback: Rotina Infantil: saiba agora a importância dela na vida do seu filho (e na sua)!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.