Pular para o conteúdo

6 Leis que você precisa saber para Criar Filhos Vencedores

Neste artigo você vai descobrir 6 leis para criar filhos vencedores, vamos lá?

Há poucos meses eu fiz o curso “criação de filhos” através do livro de mesmo nome de autoria da PR MÁRCIA PR. ALUISIO A. SILVA, ambos da Igreja videira, provavelmente você já ter ouvido falar.

Criar filhos não é uma tarefa fácil. Mesmo não existindo uma receita para isso, a gente precisa de um norte, para nos mostrar ao menos que estamos no caminho certo, não é mesmo?

E é exatamente isso que vamos conhecer agora, o norte para criar filhos vencedores, ou melhor as 6 leis.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

As 6 leis para criar filhos vencedores

DISCIPLINA

Hoje em dia até achamos um pouco forte citar a disciplina para criar filhos vencedores, mas vamos analisar o significado desta palavra na prática.

Disciplina é o mesmo que instrução, instruir alguém à alguma coisa.

Um exemplo para melhor compreensão é, quando desejamos nos tornar um especialista em nossa profissão, é necessário que sejamos disciplinados, ou seja, instruídos.

E toda instrução possui regras, normas que precisam ser seguidas. E no caso de filhos e pais isso é básico. É algo como instruir a criança a escovar os dentes antes de dormir.

Mas é nesta questão que cada casa, cada família tem a sua particularidade em relação às regras e a quantidade necessária delas.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Mas para facilitar o entendimento, é necessário que você comunique a regra que você criou para seu filho e que caso ela não seja cumprida, haja uma consequência coerente com a regra quebrada.

Importante salientar, que muitas crianças acabam sendo punidas sem que a regra tivesse sido inserida.

É por isso que é importantíssimo você, pai ou mãe estar ciente da regra, para que em caso de não cumprimento a consequência seja de acordo.

Uma dica preciosa é, não estabeleça regras em meio à discussões ou o contrário disso veremos situações como as do exemplo abaixo.

Sabe aquela mãe ou pai que na primeira perca de paciência já diz “você vai apanhar, você vai ver quando chegar lá em casa”.

Essa circunstância só demonstra que os pais estão indo as vias de fato (punição) sem ao menos instruir a criança o que ou não fazer. Injusto não acha?

criação de filhos, márcia r silva & aluízio a silva

As regras devem ser constantes, não podem ser alteradas de acordo com o seu humor, e também não devem ser muitas. Vá com calma.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Logo você perceberá que de tanto aplicar a regra e seu filho compreendê-la, logo será hábito, o que pode ou não dar início às novas regras.

6 leis para criar filhos vencedores (8)

Outra coisa é quanto a autoridade de pai e mãe. Esta não pode ser dividida jamais.

O que você instituir como regra, o pai da criança precisa estar de acordo, e vice-versa.

LEI DA SEMEADURA

Se você quer criar um filho vencedor NÃO o poupe de sua colheita.

É demonstrando simpatia pela frustração da criança e interferindo o mínimo que eles vão aprender a lei do semear e colher.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Não tem jeito, é necessário sofrer as consequências de sua irresponsabilidade. Veja esse exemplo.

Eu com dois filhos, digo que vou ao shopping com eles as 19h, mas que as crianças precisam fazer a tarefa de casa ANTES. Com isso, uma das crianças fez a tarefa, outra enrolou demais e ficou vendo TV, e não fez a tarefa.

6 leis para criar filhos vencedores (3)

O que você faria? Escreva nos comentários! Neste exemplo, eu coloquei a regra para ir ao shopping. Mas a criança deixou de ir porque não fez a tarefa.

Ao colocar condições, a semente foi definida e o semear estava na decisão da criança. Veja que no exemplo, uma vai para o shopping e outra não.

E é nesse contexto que devemos ter simpatia com a frustração da criança, mas sem interferir nas consequências de suas escolhas.

RESPONSABILIDADE

Aqui você ensina seu filho a vencer e não vencer por ele. É a parte em que as crianças devem aprender por elas mesmas a resolver os seus problemas.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Ensinar aos filhos a necessidade de plantar para colher mais tarde.

“Porque cada um levará o seu fardo!” Gálatas 6:5

RESPEITO

Respeito é fruto de 4 coisas: exemplo, coerência, constância e disciplina.

  • Exemplo

Você é observada constantemente, então se atente para o que faz e como faz.

  • Coerência

Harmonia entre o falar e fazer. Seja sim, sim e não não. Se a quebra de uma regra traz uma consequência, sela coerente ao não poupá-la.

6 leis para criar filhos vencedores (5)
  • Constância

Previsibilidade. Seja previsível com seu filho. Se você vê seu filho desobedecendo e logo o castiga ou “bate” nele você não está sendo previsível, pois você não o advertiu anteriormente, não criou a regra.

Em suma, seu filho precisa saber o que acontece, qual a consequência, quando ele mente (por exemplo).

  • Disciplina

Muito do que mencionamos anteriormente

LIMITE

A criança nasce pensando ser o centro do mundo, mas ela precisa ser moldada, através da firmeza. Firmeza com ternura.

criação de filhos, márcia r silva & aluízio a silva

Dizer não de forma racional é colocar limites. E com nossos filhos é necessário acrescentar ternura, empatia e acolhimento a isso. Mas o limite precisa acontecer e permanecer, sobretudo.

AMOR

O amor tem de ser altruísta e sacrificial, incondicional, terno e expressivo. É necessário amar seu filho corretamente. E isso envolve:

  • Sacrifício e renúncia (vida profissional, social para criar um ambiente harmônico)
  • Expressões como as linguagens do amor (5)
  • Firmeza com ternura
  • Atenção, já que poucas atitudes produzem grandes sentimentos de valor e importância pode ter grande importância.
  • Generosidade (Sl 37:4-5, precisamos dizer o valor de nossos filhos para nós)
  • Aceitação dos pais, já que no mundo a aceitação acontecem detrimento de realizações.
6 leis para criar filhos vencedores (4)

Resumindo…

Na adolescência os pais têm influência sobre os filhos, na infância os pais tem autoridade.

Ou seja, enquanto criança, você como responsável da criança decide onde ela vai ou não passear e com quem.

Acredite, a criança pode escolher, mas ela não tem maturidade para escolhas que envolvem princípios que você, mãe deseja para ela futuramente.

Neste caso, decisões que impactam o futuro precisam ser feitas quando criança.

Exemplos disso é levar a criança para igreja. Se é importante para mim imputar tais princípios em meu filho, levarei comigo sempre.

6 leis para criar filhos vencedores (6)

Chegará um momento que meu filho passará a amar estar comigo na igreja, ou não.

E quando esse tempo chegar, certamente ele já estará na adolescência, nesta etapa da vida, você vai influenciá-lo a vir com você para igreja, mas não há mais como obriga-lo, entende?

4 fases da disciplina (treinamento)

  • Rotina através do treinamento
  • Regras através instruções e orientações
  • Controle (é nesta etapa que você identifica se seu filho te obedece ou não), e se chegou até aqui, é porque ele entendeu, o treinamento da disciplina, as orientações das regras e as consequências. PARABÉNS!
  • punição (vara) Esta etapa está desta forma no livro, todavia preciso ponderar, já que chego até esta etapa, todavia sem punição, sem vara, sem bater.

Neste processo de educar, criar filhos eu considero muito a forma com que Jesus nos trata, como filhos. E de tal forma, ele não nos pune.

A punição de um pai, malvado que faz de tudo para você se dar mal não existe, pra você sentir dor, não existe.

Aí pergunto, eu ensino meu filho fazer, ter atitudes em toda sua vida, as quais Jesus teria. E deste modo, eu também busco agir assim. Então porque vou punir meu filho?

Com isso, troquei o termo “punição” por consequência. E sim eu já li muito sobre isso em revistas, artigos e textos semelhantes.

O fato é que em tudo na vida existe consequência, e ela pode ser boa ou ruim. E é a lei da semeadura responsável por gera-la. Ou seja, tudo vai depender do que é plantado.

Já nascemos plantando algo, e o mesmo acontece com nossos filhos. Mas o que acontece é que muitos pais e mães acabam poupando, aliviando a colheita das crianças, como citado anteriormente.

6 leis para criar filhos vencedores (7)

Muito obrigada por ter chegado até aqui, compartilhe este artigo, certamente você conhece alguém que precisa saber disso! Um Abraço!

LEIA TAMBÉM

3 Passos para você interceder em oração pelo seu filho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

INSCREVA-SE!

EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!