Pular para o conteúdo

Como escolher a melhor cadeirinha para auto: 7 dicas fáceis

Os passeios de carros com crianças devem promover segurança e conforto. Pensando nisso, as cadeirinhas para automóveis se tornaram dispositivos obrigatórios para os pequenos poderem ser transportados em qualquer trajeto, podendo ser multados os motoristas que não respeitarem essa regra.

Dentre os diversos modelos, é comum ficarmos em dúvida ao escolher pela melhor cadeirinha para auto, que seja conforme a faixa etária e tamanho da garotada. Pensando nisso, reunimos dicas cruciais para você optar pelo item ideal, considerando vários fatores importantes que devem ser analisados. Veja a seguir!

Entenda mais sobre a cadeirinha para auto

No Brasil, as cadeirinhas para automóveis são dispositivos obrigatórios e devem ser utilizados de acordo com a Resolução n.º 819/2021, que variam conforme o peso e faixa etária da criança. A Lei da Cadeirinha estipula regras para os pequenos com menos de 10 anos ou que não contenham alcançado 1,45 metros de altura.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

É o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) o órgão responsável por definir essas regras, dividindo em 4 tipos de acessórios de retenção adequados. São eles: o bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança.

Vamos falar da cadeirinha para auto, indicada para a garotada de 1 a 4 anos, ou que contenha o peso entre 9 a 18kg. Quem não seguir a lei, pode ser multado por infração gravíssima e levar pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo é retido até que seja resolvido a irregularidade.

Dessa forma, é preciso analisar os diversos modelos e apostar nas cadeirinhas infantis para carro seguras e confortáveis, que sanem as necessidades da criança conforme as regras de trânsito vigentes no país, considerando as especificidades e priorizando itens de alta qualidade.

Para isso, confira aqui os critérios que você deve analisar para comprar a melhor cadeirinha para auto:

como-escolher-a-melhor-cadeirinha-para-auto-3

Escolha de acordo com a idade e o peso do seu filho

Certifique-se de escolher uma cadeirinha que seja adequada para os pequenos que tenham entre 1 a 4 anos ou o peso entre 9 a 18kg. Não se engane adquirindo outros dispositivos, pois deve ser específico para a criança que o utilizará, sendo passível de multa caso não cumpra com a lei corretamente.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Lembrando que os recém-nascidos e bebês até os 12 meses utilizam bebê conforto, e as crianças entre 5 e 7 anos o assento elevado, conforme o peso e tamanho do indivíduo descrito na lei. Acima dessa idade é uso obrigatório somente do cinto de segurança.

Opte por uma cadeirinha com base no tamanho do seu carro

Certifique-se de que a cadeirinha que você escolher encaixe no seu carro e que possa ser instalada corretamente. Há diferentes modelos e tamanhos de cadeirinhas para auto, por isso, é importante escolher uma que seja compatível com o seu carro. Realize o teste no carro, instalando adequadamente o dispositivo antes da compra, assim você não irá comprar errado.

A maior parte das cadeirinhas são presas no carro pelo cinto de segurança do próprio automóvel. Porém, caso o seu automóvel tenha compatibilidade com o sistema Isofix existem modelos de cadeirinhas para esse sistema.

A vantagem dele é que prende a cadeirinha com maior fixação no chassi do automóvel, não precisando o uso do cinto de segurança do veículo. Sendo assim, a criança não poderá soltar o cinto eventualmente e ficar solta no carro, sendo uma opção mais segura.

Verifique se a cadeirinha possui selo de segurança

As cadeirinhas para auto, devem ter uma etiqueta de segurança que mostre que elas foram testadas e aprovadas pelo governo. Verifique de que a cadeirinha que você escolher tenha essa etiqueta antes de comprá-la.

Você pode conferir pelo site do Inmetro a lista dos modelos certificados pelo órgão federal. É fundamental escolher os itens listados, já que possuem boa qualidade e garantem segurança.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Atenção com o cinto de segurança

como-escolher-a-melhor-cadeirinha-para-auto-1

Para se locomover de carro, é fundamental o uso de cinto de segurança. A cadeirinha para auto deve ter um cinto de 3 ou 5 pontos, para garantir que a criança fique fixa no dispositivo.

As opções com cinto de segurança de 5 pontos são consideradas mais seguras, já que além de fixar os ombros e meio das pernas, também prendem o quadril.

Analise recursos adicionais

Alguns modelos vêm com recursos adicionais, como encostos ajustáveis, protetores acolchoados, cintos de segurança ajustáveis, suportes para cabeça, entre outros. Esses recursos podem tornar a cadeirinha mais confortável e segura para o seu filho.

Analise quais são importantes, conforme a idade e peso da criança, a fim de deixá-la numa posição adequada e confortável dentro do carro, inclusive em viagens de longas distâncias.

como-escolher-a-melhor-cadeirinha-para-auto-2

Avalie o material do dispositivo

Quanto maior a qualidade do material, melhor. Não se esqueça de avaliar se a cadeirinha para carro possui um material de fácil limpeza, já que nessa idade as crianças costumam se sujar com facilidade. Há modelos com capas removíveis, sendo uma opção prática, pois podem ser removidos do dispositivo e lavados em máquina de lavar.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Entendeu como escolher a melhor cadeirinha para auto? Não é recomendado economizar dinheiro em uma cadeirinha para auto. Escolha uma cadeirinha de alta qualidade, mesmo que isso signifique gastar mais dinheiro. Lembre-se de que a segurança do seu filho é o que realmente importa. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

LEIA TAMBÉM

Como Escolher o carrinho de bebê: GUIA Completo

Cronograma mensal para comprar o enxoval de bebê

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

INSCREVA-SE!

EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!