Pular para o conteúdo

Como colocar o bebê para dormir sozinho no berço

Como colocar o bebê para dormir sozinho no berço

Como colocar o bebê para dormir sozinho no berço não é uma tarefa fácil. Para atingir esse objetivo, é preciso que os pais tenham muita paciência para acostumar o bebê aos poucos. 

Muitos pais, especialmente as mães, têm dificuldade para fazer seus pequeninos dormirem no berço sozinho, ainda mais os pais de primeira viagem. 

Para fazer com que o bebê aprenda a dormir sozinho, além da paciência, é necessário saber alguns segredos sobre o sono do seu bebê. Observar quais os melhores métodos vão funcionar para fazer seu filho dormir sozinho no berço. 

Como-colocar-o-bebe-para-dormir-sozinho-no-berco-3

Por isso, no texto a seguir, preparamos algo especial para você que não sabe como fazer isso. 

Então, se você tem dúvida como colocar o bebê para dormir sozinho no berço, continue lendo nosso texto. Abaixo preparamos dicas valiosas que você vai aprender a colocar o pequeno para dormir sozinho no berço. Confira!

Respeitar a rotina de sono

Para saber como colocar o bebê para dormir sozinho no berço, é importante que os pais respeitem e entendam como funciona a rotina de sono do seu bebê. 

Caso o seu bebê não tenha um horário específico para o sono, experimente criar hábitos com seu filho de dormir, mantendo sempre um determinado horário para cada ação com sua criança. Por exemplo, o horário do banho, de se alimentar e de dormir. 

Todo esse processo, irá favorecer o seu bebê na hora de dormir.

Você sempre deve se manter calma e centrada, para manter o seu bebê calmo, sempre que puder, fale baixinho, para ele se sentir mais sonolento. Se o seu bebê já tem uma rotina completa no dia-a-dia, já pode seguir habituando o bebê a dormir sozinho no berço.

Como-colocar-o-bebe-para-dormir-sozinho-no-berco-2

Colocar o bebê no berço

Após ter cumprindo toda a rotina e hábito do seu bebê, procure colocar ele no berço para dormir. Mas, na hora de colocar você deve ficar ao lado dele, para ele se sentir seguro e confiante, caso contrário, o seu bebê pode entender que você está abandonando ele. 

Por isso, é importante manter o contato com ele e se manter perto, se possível, fique cantando para o bebê. Se preferir, também pode colocar uma música de bebê para dormir. 

Isso deixará seu bebê mais tranquilo, seguro e logo vai se habituar a dormir no berço sozinho.

Pode ser que seu bebê comece a chorar quando colocá-lo no berço, mas tente se manter firme, console ele, mas sem pegar no braço. 

Contudo, se por acaso o choro durar por mais de 1 minuto, você pode repensar sobre a ideia de como colocar o bebê para dormir no berço sozinho. 

Se o bebê chorar, procure consolá-lo

Caso seu bebê chore por mais de 1 minuto no berço, procure uma maneira de consolar ele, mas sem ter que pegar no colo. Por exemplo, faça carinhos na sua cabecinha ou nas costas, sempre dizendo: “xiii”, ou cantando uma música para bebê dormir

Dessa forma, a sua criança poderá se acalmar e se manter tranquila. Mas, lembre-se, mesmo que o bebê tenha se acalmado, não é o momento ainda de sair do seu lado, procure sair só quando o bebê já estiver habituado, em cerca de 2 semanas é o ideal.

Se afaste aos poucos

Agora que você aprendeu todos esses passos de como colocar o bebê para dormir sozinho no berço, é hora de ir para um dos mais difíceis, que é sair do lado do seu bebê. 

Como-colocar-o-bebe-para-dormir-sozinho-no-berco-1-1

É necessário ir se afastando aos poucos. A cada dia você deve ir se afastando mais do berço, só que de maneira natural e sutil. 

Você pode ficar um pouco mais longe, porém que esteja sempre na visão do seu bebê, pode ser em uma cama ao lado, no chão ou na poltrona de amamentação. O importante é que o seu bebê sinta a sua presença próxima dele. 

Sendo assim, o seu bebê terá mais confiança e sentirá ainda mais seguro e pronto para dormir sozinho no berço.

Manter-se segura e firme

É possível que alguns desses momentos de como colocar o bebê para dormir sozinho no berço, o bebê perceba que você esteja um pouco mais distante e inicie o choro. 

Porém, se mantenha firme e não pegue o bebê no colo, procure consolá-lo, mas sem pegar no colo toda vez que resmungar ou chorar, cante uma musiquinha de ninar que ele goste, busque outras alternativas que consolem o bebê.

Fique no quarto até o bebê dormir

Um dos passos mais importantes de como colocar o bebê para dormir no berço sozinho, é ficar no quarto até que ele durma, tem que ir seguindo essa rotina por semanas. 

Aos poucos, você vai se afastando cada vez mais do berço, até chegar o dia que você fique somente na porta do quarto, esperando até que o bebê durma e você possa ir para o seu quarto.

É sempre bom manter a rotina do seu bebê, colocando no berço todos os dias, ficando ao seu lado até poder ir se afastando aos poucos. 

Sempre que chorar, procura maneiras de consolar seu bebê, é fundamental que o bebê entenda que pode contar com você na hora que precisar. 

Afinal, ele é somente o bebê, a única forma de se comunicar é por meio de um chora ou resmungado, mas deve ficar atento aos choros e sinais, para poder conduzi-los de forma adequada. 

Evitar estímulos antes de dormir

Outro importante instrumento de como colocar o bebê para dormir sozinho no berço, é evitar estimulantes antes que a sua criança durma. Um exemplo é a televisão, sons e outros barulhos altos. 

Isso faz com que seu pequeno tenha dificuldade na hora de dormir. Tornando assim a noite ainda mais longa e cansativa, tanto para você quanto para o seu bebê.

Além disso, barulhos altos faz com que o bebê desperte várias vezes ao longo de uma noite, fazendo com que o seu bebê não tenha um sono ideal e de qualidade. 

Como-colocar-o-bebe-para-dormir-sozinho-no-berco-1

Dessa forma, é extremamente importante evitar esses estímulos que influenciam na rotina de como colocar o bebê para dormir sozinho no berço.

Espero que tenha gostado das nossas dicas valiosas de como colocar o bebê para dormir sozinho no berço. Não deixe de comentar e compartilhar essa dica, aguardo vocês logo mais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: