Pular para o conteúdo

30 inspirações de como ter um canto alemão planejado pequeno

canto alemão planejado pequeno

Você tem uma sala de jantar pequena e precisa otimizar o espaço? Provavelmente você mora em um apartamento, acertei? Bom eu me mudei, recentemente para um e entendo de verdade a necessidade de otimizar o espaço existente. A propósito, fiz um canto alemão planejado pequeno na minha sala…e vou te mostrar e inspirar nessa questão.

A mesa de jantar é necessária para realização de refeições em família e ainda para receber convidados para um lanche. E não tem como ser diferente, sempre desejamos ter a opção de poder receber o maior número de pessoas não é mesmo?

E a maioria das salas de jantar comportam de 6 a 8 cadeiras. Mas é óbvio que elas precisam de um espaço mínimo para que todas as 6 ou 8 pessoas possam entrar, sentar-se à mesa e sair brevemente com conforto. E em apartamento de 60 ou 80 m² todo cantinho de espaço economizado é bem vindo!

E neste artigo vou inspirar você com alguns exemplos de canto alemão planejado pequeno e ainda mostrar o da minha casa, não esquecendo que moro em um apartamento de 74 m²

Como fazer canto alemão planejado pequeno?

Vou deixar um esquema básico de canto alemão pra você não errar! Já salva ele.

No canto alemão é possível usar normalmente entre 6 e 8 cadeiras, e em grande parte eles são construídos em formato “L”. Inclusive, esse é o segredo da otimização do espaço.

INSPIRAÇÃO PRA VER E SALVAR DEPOIS

Todavia, um canto alemão pequeno planejado pode ser feito de diversas formas, observe o esquema a seguir:

Veja abaixo um estrutura básica de um canto alemão planejado pequeno que também funciona como baú, para guardar coisas. Excelente utilidade não é mesmo?

30 ideias de canto alemão pequeno e planejado

Canto Alemao planejado pequeno 1

O canto alemão planejado pequeno acima cumpre tudo que foi discutido até o momento, e ainda inova com uma mesa redonda. O diferencial do design acima é que ele não comporta 6 pessoas, e sim 4 ou 5 (talvez!).

Um detalhe interessante é que não é regra que os bancos tenham estofamento. A inspiração abaixo apresenta apenas almofadas decorativas, e ficou lindo!

Canto Alemao planejado pequeno 6

Vamos dar destaque para as paredes do canto alemão? Pode ser as duas ou apenas uma. Acima, notamos e inspirações de espelho, estampas de papel parede, pintura diferenciada, ripado madeirado e até mesmo o boiserie.

O tom mdf madeirado combina muito bem nesse espaço, mesmo que em detalhes bem pequenos, como vemos em algumas inspirações acima. E não podemos esquecer do lustre logo acima do centro da mesa, que é refletido quando há espelho no ambiente.

E quando isso acontece o ambiente acaba integrado com o restante do que é refletido no espelho, não é interessante?

Canto Alemão planejado 18
FONTE: casavalentina.com.BR

O modelo de canto alemão planejado pequeno que decidimos para o apartamento aqui, é bem semelhante ao design acima. A paleta petro, madeirado, branco super combina né?

Canto Alemão planejado pequeno 19
FONTE: tuacasa.com.br

O que mais chama atenção no conjunto acima é a estante anexada ao canto alemão. O espaço ganhou mais um local de guardar coisas e adornos. Espaço muito bem aproveitado e que serviu de inspiração para o móvel aqui de casa!

Normalmente a mesa redonda em canto alemão só continua otimizando o espaço se ela não for muito grande, entre 80 – 100 cm de diâmetro.

Se você optar por uma mesa maior, é melhor que ela seja retangular ou quadrada. E outro detalhe é que o canto alemão planejado com famoso canto em “L” tende a aproveitar melhor o espaço, porque de certa forma, o canto é um lugar a mais né!

Opções com estante para você inspirar acima, juntamente com ambiente com estante diferenciada e refletida no espelho: na verdade são prateleiras. E elas por si só, ao refletirem provocam a sensação de que o ambiente cresceu um pouco mais.

Olha que inovador a opção com sofá azul acima! Confesso que não otimiza tanto o espaço quanto um canto alemão com canto de verdade, mas vale a tentativa!

A textura de parede de tijolinho não sai de moda e não enjoa…ao menos acredito nisso se você optar por tons brancos, que não te fazer enjoar da parede com o passar dos anos.

Se você decidiu por espelho, minha recomendação e inseri-lo nos dois cantos dos bancos ou caso o faça em apenas um, coloque um diferencial no outro: uma textura, quadros, uma cor.

A dica é não esquecer que o que quer que coloque, será refletido né…então, é possível fazer isso com intencionalidade.

É notório eu a otimização do espaço é mais bem resolvida quando o canto alemão planejado pequeno possui um canto de verdade, formando o “L”, como nas inspirações acima!

canto-alemao-planejado-pequeno-2-1

A ideia acima além de economizar espaço ainda serviu para dividir o ambiente, separando-o da cozinha.

Avant-_-apres_-notre-cuisine-IKEA-grise-et-blanche
Cozinha-industrial

A opção acima é bem compacta, com capacidade para 4 pessoas e ainda um espaço para guardar coisas.

O canto Alemão daqui de casa

Eu optei por um canto alemão com capacidade para 6 pessoas. Então, eu segui a risca o esquema que mostrei aqui no início desse artigo.

E ainda utilizei muitas ideias dos ambientes que mostrei aqui. A paleta escolhida foi preto, branco, madeirado, e outras variações pequenas de dourado, cinza e até vermelho.

Na verdade construir um canto alemão nada mais é que construir bancos e encaixá-los em “L”. O encosto é o diferencial pode ser ou não de mdf ou estofado. E dentro do banco costumamos aproveitar este espaço de alguma forma.

Eu os fiz de baú. Inicialmente, íamos colocar assentos estofados, mas gostei deles assim, no madeirado puro. E está confortável para sentar.

LEIA TAMBÉM

30 Ideias de rack para sala de TV sem painel

50 Dicas de como decorar sala pequena de apartamento

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: