Cardápio saudável: dicas para o café da manhã das crianças

café da manhã das crianças

As crianças, assim como os adultos, têm características próprias que definem seu paladar, preferências e necessidades. Por isso, o cardápio de café da manhã ideal para elas é algo particular de cada família.

No entanto, há recomendações médicas e nutricionais nas quais você pode se basear para escolher os alimentos base do desjejum dos pequenos, respeitando a etapa de crescimento, o metabolismo e o gasto de energia nessa fase da vida.

Qual é a importância do café da manhã?

cafe-da-manha-das-criancas

Sendo a primeira refeição do dia, realizada logo cedo ao acordar, o café da manhã é responsável por recarregar as energias do organismo em jejum. Além disso, o fato de ser consumido quando o estômago está vazio depois da noite de sono exige uma escolha cuidadosa dos alimentos.

Segundo um estudo chamado “Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde”1, publicado na plataforma Scielo Brasil, o consumo de café da manhã por crianças e adolescentes está associado à melhoria no rendimento escolar.

“Estudos apontaram efeitos positivos no desempenho cognitivo acadêmico, na atenção e na memória para atividades escolares, e na frequência escolar de crianças e adolescentes”, diz uma passagem do texto elaborado por pesquisadores do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.

cafe-da-manha-das-criancas-1

Outro efeito positivo do consumo do café da manhã é a adequação nutricional dos jovens, o que auxilia na diminuição do sobrepeso, da obesidade e doenças correlatas.

Como montar um bom cardápio de café da manhã infantil?

A principal dica é: quanto mais variado e saudável, melhor. Se a refeição tem poucos ingredientes e os mesmos grupos alimentares, ela se torna pobre. Outro problema é apostar nas farinhas refinadas e carboidratos simples ao invés dos substitutos com composições mais nutritivas.

A recomendação expressa no artigo da universidade catarinense é a seguinte: “ […] a necessidade de consumir diariamente um café da manhã saudável com variedade entre os grupos alimentares (por exemplo, grãos integrais, frutas e produtos lácteos), priorizando o consumo de alimentos nutritivos, ricos em fibras, pobres em açúcar e alimentos reguladores”.

Portanto, temos uma lista com alguns dos melhores alimentos para compor cardápios saudáveis de café da manhã das crianças:

  • leite integral ou semidesnatado e cacau em pó;
  • frutas ricas em vitaminas, como banana, maçã, morango, abacate, kiwi;
  • sucos de laranja, limão, mamão;
  • iogurtes naturais e produtos fermentados como kefir;
  • grãos e cereais integrais, como aveia, linhaça, quinoa, centeio.

Lembrando que muitos hábitos dos pequenos, saudáveis ou não, são gerados e transmitidos pelos adultos de referência na casa, então é importante que os pais e os mais velhos deem o exemplo mantendo uma dieta saudável e equilibrada também.

Referência

(1) Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde. Disponível em:

SciELO – Brasil – Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.