Pular para o conteúdo

Máquina de lavar louças 8 serviços: resenha da minha experiência de 15 anos!

máquina de lavar louças 8 serviços

Eu uso máquina de lavar louças há mais de 15 anos e este não é o primeiro modelo que tenho. Sempre foi de 8 serviços, que significa capacidade para 8 pessoas (8 xícaras, 8 pratos, 8 talheres e por aí vai…).

E hoje vamos conversar mais sobre esse assunto e além de mostrar uma resenha da última máquina de lavar louças 8 serviços que adquiri. Vamos lá?

Há 15 anos eu adquiri o primeiro modelo de máquina de lavar louças. E olha, depois que experimentamos, amamos e não desejamos jamais voltar à vida de antes, sem ele eletrodoméstico indispensável!

maquina-de-lavar-loucas-8-servicos-5

Já tive máquina da marca consul, de 6 serviços, Eletrolux de 8 serviços e atualmente utilizo há 5 meses a máquina e lavar louça 8 serviços PHILCO . Lembrando que não tive problema de funcionamento com nenhum dos modelos. Acabei me desfazendo dos anteriores por conta de mudança de residência e otimização de espaço para adequação da máquina.

Vou fazer um resumo sobre o uso e as marcas de máquina de lavar louça do mercado neste conteúdo, mas antes vamos conferir o modelo que utilizo aqui, ok?!

Máquina de lavar louças 8 serviços PHILCO PLL08I ou PLL08B

Este é o modelo vigente daqui de casa. Nos mudamos para um apartamento, com isso o modelo da máquina não poderia ser tão grande, certo?

Após algumas pesquisas descobri que a marca Britânia é a mesma Philco. É estranho, mas eu tenho uma geladeira Philco e por dentro dela, até existe um espécie de selo com informações do produto com o nome Britânia. É importante saber disso pois existe a mesma máquina de lavar louça a qual estou referindo desta marca, e no fim é o mesmo produto.

Esta máquina possui 6 ciclos de lavagem: Intensivo, Normal, ECO, 90 min, 1 h e Rápido. E um detalhe importante é que ela desliga sozinha após 30 min do fim da operação.

E por conhecer outras marcas de máquina de lavar louça, esta tem uma função interessante é muito útil que as anteriores não tinha.

maquina-de-lavar-loucas-8-servicos-4

Estou me referindo ao indicador de líquido secante. Ele acende quando há quantidade insuficiente deste líquido, o qual é responsável pela louça sair seca e brilhante. Entretanto o excesso dele faz a louça sair esbranquiçada, manchada. Toda máquina de lavar louça possui no compartimento de colocar líquido secante, um indicativo de quantidade a ser despejada durante o ciclo de enxague da louça. Não deixe esse indicativo no nível máximo. No vídeo acima explico melhor como funciona.

Cada tipo de ciclo tem suas particularidades, como consumo de energia, quantidade necessária de detergente, tempo de ciclo entre outros. Na maior parte das vezes utilizo o ciclo ECO, exatamente por economia de tempo, energia, água.

maquina-de-lavar-loucas-8-servicos-3

O detergente utilizado é bastante corrosivo, portanto não é indicado ter contato pele a pele com ele. Eu gosto de utilizar o formato em pó, mas existe em forma de barra também. A questão é que se o ciclo de uso consumir pouco detergente, com certeza no fim da lavagem ainda haverá restos detergente. E na versão de detergente em pó, consigo controlar melhor a quantidade para que isso não aconteça.

Minha rotina é basicamente colocar toda louça suja dentro da máquina, assim a pia não fica lotada de louças. Com isso a máquina funciona diariamente ou dia sim outro não. Somos 2 adultos e 1 criança. Eu não uso escorredor de pia.

maquina-de-lavar-loucas-8-servicos-2

Você pode estar se perguntando se essas máquinas lavam panelas, não é mesmo? Mas sim, elas lavam todos os tipos de louças. O impedimento são algumas com certos materiais como madeira ou alumínio.

Qual modelo mais eficiente?

Não vivo sem minha companheira!  A minha rotina em casa fica mais ágil com ela. Graças a ela eu ganho mais tempo de qualidade para a família, o que não tem preço não é mesmo?

E mesmo com a experiência adquirida com mais de um modelo e marca de máquina de lavar louças, ressalto que todas que testei são bem semelhantes, inclusive nos cestos, onde colocar a louça, nos recipientes de detergente.

Tipos de máquina de lavar louça

Todas as máquinas de lavar louças são bastante semelhante no quesito lavagem, mas se diferem quanto ao tamanho, estabelecendo assim diferenças em relação aos tipos de máquina: as de embutir e as de piso.

É importante você decidir isso no planejamento da cozinha, preferencialmente. Isso porque a máquina precisa de pontos de entrada e saída de água, caso você não tenha, terá de fazer adaptações e certamente a máquina ficará sem local ergonomicamente adequado, certo!

Máquina de lavar louça de piso

maquina-de-lavar-loucas-8-servicos-6

As máquinas de lavar louça de piso possuem altura de 85 cm em média, por isso necessitam de nicho para serem embutidas no conjunto de armários da cozinha. Em sua maioria, máquinas de 10 serviços se enquadram aqui. As de 10 serviços possuem largura menor que a de 14 serviços, por exemplo.

Máquina de lavar louça de Embutir

maquina-de-lavar-loucas-8-servicos-7

Estas são caracterizadas pelas máquinas de 8 serviços, que apresentam em torno de 60cm de altura, por isso precisam de nicho de mdf (armário) para serem embutidas. É exatamente assim aqui na minha casa.

Eu já tive uma máquina de lavar louças 8 serviços da Electrolux com medida diferente. É um modelo antigo, cuja altura era 85 cm. A fabricante modificou os lançamentos de modo que atualmente, o de 8 serviços necessita de nicho para embutir, e o de 10 e 14 serviços não precisa. Agora confira aqui um apanhado geral das máquinas de lavar louças.

Compartilhe essas informações e deixe nos comentários alguma dúvida a mais caso exista. Espero ter te ajudado! Um abraço

LEIA TAMBÉM

Veja isso ANTES de decidir qual Aspirador de pó comprar

11 eletros que facilitam a limpeza da casa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: