Pular para o conteúdo

Tabela de ciclo menstrual e ovulação: Salve para não esquecer!

tabela de ciclo menstrual (3)

Todas nós temos menstruação, fato. Mas será que compreendemos de verdade como a tabela de ciclo menstrual funciona? Bem, até eu de vez em quando esqueço um ou outro detalhe sobre ela né, e é por esse motivo que decidi escrever esse conteúdo. Continue comigo.

Como saber se o ciclo é de 28 dias

Vamos começar do começo, né? Ciclo menstrual nome dado conjunto de mudanças que o corpo da mulher passa ao longo do mês e que resultam na menstruação quando não ocorre a gravidez.

O Ciclo menstrual não é apenas a menstruação em si. É importante entender todo o contexto para entender os efeitos que acontece com nosso corpo.

tabela-de-ciclo-menstrual-1

Ciclo menstrual de 28 dias significa que que a menstruação leva esse tempo para acontecer entre o primeiro dia da menstruação até o primeiro dia do próximo ciclo. E entre o primeiro dia até os 28 dias acontece as duas fases principais do ciclo menstrual: fase folicular e fase lútea.

“Mas e para ter certeza que meu ciclo é de 28 dias?” Anote simplesmente a data de início entre os ciclos. Entre um ciclo e outro, caso haja um espaço de 28 dias, seu ciclo é de 28 dias.

É importante saber se o seu ciclo é regular e de quantos dias. O mais comum é ciclo de 28 dias, mas existem ciclos de 32 dias também, por exemplo.

tabela-de-ciclo-menstrual-4

CURIOSIDADE: O espermatozoide com cromossomo “X” é mais lento tem uma potencial de vida maior sobrevida maior que o cromossomo “Y”, que é mais rápido, porém com sobrevida menor.

Como saber a data da próxima Menstruação?

Se o seu ciclo for regular, ou seja aproximadamente a cada 28 dias (ou 32 dias) você saberá como prever a próxima menstruação com a ajuda de uma tabela de ciclo menstrual.

Aliás é uma benção quando o ciclo é regular, previsível. Dessa forma há uma mobilidade maior para fazer até mesmo programação para decidir melhor época de engravidar, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Como engravidei com ovário policístico!

Qual é o meu período fértil?

Em mulheres cujo ciclo seja regular, o período de fertilidade acontece cerca de 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Mas esse cálculo só é confiável se o seu ciclo acontecer a cada 28 dias regularmente. Vamos entender melhor analisando a imagem a seguir:

tabela-ciclo-menstrual

Neste exemplo esquemático aí, notamos uma tabela de ciclo menstrual de 32 dias. Na metade do ciclo acontece a ovulação, e alguns dias antes e outros depois da data da ovulação, acontece o período fértil.

CURIOSIDADE: O óvulo sobrevive cerca de 48horas.

O que é janela fértil?

Janela fértil são os dias que antecede a ovulação propriamente dita. Janela ou período fértil é a mesma coisa. Se você quer conceber, tenha relações sexuais nesta janela, caso não, não tenha nesses dias.

Há sinais físicos de que estou ovulando?

tabela-de-ciclo-menstrual

Sim, vamos conhecer alguns deles agora mesmo.

MUCO

Durante o período fértil o muco da vagina começa a ficar semelhante à clara de ovo, a ponto de esticar quando você o coloca entre os dedos. E quanto mais escorregadio, mais certo de que você está ovulando.

CÓLICAS

Algumas mulheres sentem cólicas na lateral próxima ao útero, ou seja, no ovário. Geralmente isso significa que ele acabou de liberar um óvulo.

CURIOSIDADE: O espermatozoide sobrevive até 5 dias dentro do corpo feminino.

TEMPERATURA BASAL

Registre sua temperatura antes de se levantar da cama e anote em um diário. Quando se está ovulando, a temperatura corporal aumenta cerca de meio grau.

Meu ciclo

Vou contar um pouco da minha experiência. Ovular é natural a todas as mulheres, mas como eu sempre tive ovário policístico e por este motivo tomei pílula anticoncepcional por anos a fio, eu simplesmente não conhecia muito meu corpo.

E creio que muitas mulheres também passam por isso, já que a pílula literalmente engana o corpo feminino, fazendo-o achar que estamos grávidas o tempo todo. Esta foi a explicação que meu ginecologista me deu!

tabela-de-ciclo-menstrual-5

Sendo assim, como contei no artigo “como engravidei com ovário polícistico” eu descobri de verdade a dor da ovulação e descobri também quando era minha janela fértil.

Meu ciclo sempre foi uma bagunça, e somente graças às incansáveis ultrassons eu pude monitorar e descobrir como funcionava todo o meu ciclo menstrual até a fase fértil que era a que me interessava naquele momento.

Parece banal, mas você conhecia tudo isso sobre a tabela de ciclo menstrual e fertilidade? Converse comigo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: