Os 10 principais alimentos para fortalecer a imunidade das crianças

Alimentos que fortalecem a imunidade infantil

Mães adoram comprar sapato infantil, roupa infantil e brinquedos para os filhos, mas se existe uma grande preocupação de toda mãe é com a saúde dos pequenos.

Sabemos que os pequenos são mais vulneráveis às doenças, pois sua imunidade ainda não está completamente madura.

A melhor e mais eficaz maneira de prevenir as doenças ainda é a velha e boa alimentação balanceada e saudável.

Os nutrientes dos alimentos deixam as crianças mais fortes e fornecem energia para as atividades diárias. Então devemos nos utilizar desse benefício para fortalecer a imunidade dos nossos filhos e deixá-los longe de infecções e parasitas.

VEJA COMO COMEÇAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO BEBÊ!

Certos alimentos têm os nutrientes exatos que podem ajudar o sistema imunológico de seus filhos a ser o mais forte possível, então quando eles ficarem expostos aos germes inevitáveis, seus corpinhos estarão mais preparados para lutar.

alimentos que fortalecem a imunidade das crianças 4

Para a alimentação ser balanceada devemos incluir:

  • BONS carboidratos – fornecimento de energia
  • Proteínas – constroem, mantém e aumentam os tecidos e músculos
  • BOAS gorduras – produzem hormônios e reserva energética
  • Vitaminas e Minerais
  • ÁGUA – a hidratação é primordial

Mas também existem os alimentos funcionais que são aqueles usados para prevenir doenças e deixar a saúde em dia. São esses top 10 alimentos que vamos listar agora para que você coloque em prática na alimentação das crianças e as ajude a construir seu sistema imunológico.

  • Amêndoas

Por que? – As amêndoas são receheadas de vitamina E e manganês, uma forte dupla impulsionadora do sistema imunológico e que, por sua vez, aumenta a atividade das células matadoras naturais.

Ideias para comer: Meus filhos adoram comer amêndoas sozinhas como um lanchinho da tarde, mas há muitas outras maneiras diferentes de incorporá-las à dieta de seus filhos. Como pelo leite de amêndoas ou colocando lascas de amêndoas no arroz ou em um purê.

  • Frutas Vermelhas

Por que? – Elas são repletas de antioxidantes, que ajudam o corpo a combater o stress oxidativo causado pelos radicais livres.   Isso ajuda a manter nosso sistema imunológico lutando! Há muitas frutas diferentes que você deve tentar incluir na dieta de seus filhos: morangos, mirtilos, framboesas, cranberries e amoras, para citar algumas.   Não se preocupe; quando não estão na estação, as congeladas são igualmente nutritivas.

Ideias para comer: Na salada de frutas, em smoothies e vitaminas batidas com laranja ou leite, picadinhas em um pratinho e até em sorvetes caseiros e frozen yogurt.

  • Iogurte

Por que? – Os probióticos presentes no iogurte estimulam o sistema imunológico. Só se atente em usar iogurtes com baixo teor de açúcar ou sem adição de açúcar, pois o açúcar acaba tendo o efeito contrário em nosso sistema imunológico! 

Ideias para comer: O Iogurte pode ser um excelente e delicioso molho para saladas misturado com mostarda. Você também pode colocar umas gotinhas de extrato de baunilha e misturar com frutas ou fazer o famoso frozen iogurte.

  • Salmão

Por que? – O salmão é rico em gorduras ômega 3. Essas gorduras não são essenciais apenas para o desenvolvimento do cérebro, elas também reduzem a inflamação, o que aumenta o fluxo de ar e protege os pulmões de resfriados e infecções respiratórias. A pesquisa mais recente também indica que esses ácidos graxos podem impulsionar o sistema imunológico, melhorando a função das células imunológicas.

Ideias para comer: Aqui em casa as crianças adoram salmão, então faço ele no forno, ou faço bolinho assado de salmão em formato de nuggets e também coloco na salada. 

  • Ovos

Por que? –  Uma recente pesquisa mostrou que quando uma pessoa tem deficiência de vitamina D fica mais suscetível à doenças. Os ovos são um dos únicos alimentos com vitamina D natural, além de fornecer também vitaminas do complexo B e selênio que fortalecem o sistema imunológico.

Ideias para comer: Aqui em casa o ovo cozido é o campeão na preferência…seja na salada ou no lanchinho da tarde. Mas receitas com ovo é o que não falta como omelete de forno em forma de cupcake ou um ovinho frito com uma gotinha de óleo.

  • Vegetais verdes

Por que? –  São extremamente importantes para aumentar a imunidade de uma forma geral. Entre os mais populares podemos citar o brócolis (é uma potência nutricional.  Ele tem vários estimulantes do sistema imunológico, incluindo vitaminas C, A e E e vários antioxidantes). Assim como o espinafre (Repleto de muitas das vitaminas e minerais que impulsionam o nosso sistema imunológico.  Tem vitamina A, E, C e K, folato, manganês, zinco, selênio e ferro. Todos esses nutrientes funcionam de maneiras diferentes para melhorar a função do sistema imunológico) e também escarola, couve, repolho, alface (ricos em ácido fólico que ajudam a formar os glóbulos brancos e assim proteger a nossa imunidade).

alimentos que fortalecem a imunidade das crianças 3

Ingerir esse tipo de alimento conserva as células de defesa do intestino que acaba sendo, por conta de mãos sujas na boca, o grande canal de entrada de bactérias.

Ideias para comer: Sei como mãe que nossos pequenos não curtem muito o sabor desse tipo de alimento, mas algumas táticas como misturar no arroz, bater junto com o feijão, suflês, bolinhos, tortinhas podem ser formas de oferecer esses alimentos as crianças. Outra dica importante e tentar fazer o uso desses alimentos juntamente com outros que contenham vitamina C (como a laranja ou a acerola), pois ela se junta ao ácido fólico e em conjunto potencializam a defesa do corpo.

  • Frutas ricas em vitamina C

Por que? –  São essenciais para o aumento da imunidade infantil. Também chamadas de frutas cítricas são elas a laranja, acerola, kiwi, goiaba, tangerina e muitas outras opções. Seu grande poder de prevenir doenças faz com elas sejam campeãs nas indicações de médicos e nutricionistas.

Ricas em vitamina C que evitam a ação dos radicais livres (vilões que enfraquecem o nosso organismo), também possuem vitamina A, potássio e flavonoides.

Ideias para comer: Agora chegou a hora fácil, pelo menos aqui em casa, as frutas são adoradas por eles e servidas em pedaços, na salada de frutas, dentro da gelatina, nos sorvetes caseiros e até em molhos e temperos para carnes, franguinhos e peixinhos.

  • Batata Doce

Por que? –  A batata-doce é rica em beta-caroteno, estudos mostraram que ela é capaz de aumentar o número de glóbulos brancos e aumentar a atividade das células. Batata doce também é uma grande fonte de vitamina C, que é outro potencializador do sistema imunológico.

Ideias para comer: A batata doce agrada o paladar dos pequenos e podemos fazer muitas receitas com ela como purês, bolinhos e panquecas.

  • Sementes

Por que? –  Sirva seus filhos com uma variedade de sementes, como abóbora, girassol e sementes de linho, para impulsionar o sistema imunológico.   Ao comer uma grande variedade de sementes, você estará recebendo vitamina E, zinco e ômega 3 e ácidos graxos, os quais ajudam o seu sistema imunológico.

Ideias para comer: Pode ser em um mix de sementes com damascos e passas, pode ser usada em saladas ou também a farinha de linhaça moída batida com sucos ou smoothies.

  • Aveia

Por que? –  A aveia contém beta glucanos, um componente da fibra que ativa as células assassinas.   Estas são as células que combatem bactérias, vírus e outros intrusos em nossos corpos.

Ideias para comer: Adicione aveia em frutas, sucos e sorvetes.

A variedade é fundamental para manter nosso sistema imunológico forte. Sou mãe de 2 meninos e adoro experimentar receitas e estudar os alimentos para servir o que tem de melhor para os meus pequenos.

Espero que essas ideias ajudem você a encontrar formas de incluir esses alimentos na dieta de seus filhos.

Sou Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos (Ian – 11 anos e Lorenzo – 4 anos), publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e Proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.