Nosso 2017 foi…

O que dizer de 2017? Foi um ano marcante na vida do meu pequeno. E na nossa vida familiar também! Foi o ano que Estêvão regressou ao berçário. Ano que descobrimos a constipação intestinal que ele tem e que levou mais de 6 meses para encontrarmos a medicação correta. Este ano foi como um “boom” na vida do meu filhote. Ao regressar à escolinha ele voltou ao convívio de pessoas que um ano antes, faziam parte do convívio diário dele.

Ele ficou afastado da escolinha neste período justamente por que eu estava disponível em casa para cuidar dele. Mas como ele já havia iniciado na escola, confesso que foram momentos terríveis para mim, imaginar que ele estava “perdendo” a melhor época de aprendizado na escolinha, que era os dois anos. Neste período, percebi que ele estava cada vez mais dependente de mim, e não gostava de brincar ou apenas se aproximar de crianças da idade dele. Ele apresentava certa repulsa das crianças.

O ano de 2017 iniciou. E a primeira decisão que tomamos, foi matricular novamente o Estêvão na escolinha ao qual ele havia saído. Ele ia completar três anos e m abril. Estava empolgado! Compramos mochila nova, material escolar. E o primeiro dia de aula foi tranquilo. Nem passamos por período de adaptação, já que ele conhecia a escola e nós também! A questão é que ele só gostava da professora, a querida “Dadá”. Aliás, foi muito fundamental a ajuda e participação desta professora na inclusão do Estêvão no grupo de crianças da escola. Inicialmente ele precisava de fato ser incluído. Se dependesse dele, ficaria perto apenas da “Dadá”.

E logo ele completou o terceiro ano de vida. Fizemos uma festinha lá na escola. Aos poucos fui observando que com a minha presença ou não, Estêvão continuava a fazer o que era solicitado pela professora. Continuava a se interagir com os amiguinhos. Antes ele não podia me ver que desistia de tudo e só ficava a me chamar “mamãe”, “mamãe”. Conclui isso em vários momentos em que ia buscar o Estêvão e ele não queria ir embora, ou até mesmo estava brincando com os amigos.

O ano está findando. Estêvão está matriculado em outra escola. Creio que ainda não se deu conta de que os amigos serão outros. Ele está empolgado com a escola nova, os materiais escolares e tudo que tem a ver com o próximo ano. Sou muito grata ao berçário que acolheu meu filho dos Oito meses de vida até os três anos e oito meses. Com um intervalo aí no meio de um ano de ausência, é claro.

Descobri no último ano que meu filho não é tímido (não sei por que eu acreditei nisso…), que sabe se comunicar perfeitamente bem, reivindica o que quer (e como faz bem), tem ótimas noções e interesses por números, formas, cores e afins. É muito “inquieto”. Todas ou quase todas as crianças são, creio eu. Mas, notei que esta questão foi bem explorada na escola onde ele estava. Vi evoluções imensas nessa área. Lembro bem de um tempo em que Estêvão não suportava ficar quieto para pintar algo. Atualmente isso já não acontece mais. E a parte de comer sozinho? Ai essa parte… Isso é um exercício de paciência para mim! Por que ele come sozinho sim, mas eu preciso exercitar minha paciência diariamente para que tudo aconteça no tempo dele.

Aguardamos o próximo ano cheio de novidades na escola nova com novos colegas, novo espaço, enfim, muita novidade Estêvão irá contar! E eu, claro irei intermediar tudo e transmitir nesse cantinho nosso aqui (esse blog).

BOAS FESTAS! FELIZ ANO NOVO!!

paper-3033545_1920

 

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.