Pular para o conteúdo

7 mitos e verdades que você precisa saber sobre máquina de lavar louças.

Precisa pré-lavar a louça antes de colocar na máquina de lavar louça? Ela gasta mais água e energia que lavar manualmente?

Se você está cansada de tantas informações sobre as funções da máquina de lavar louças, continue a leitura para conferir 7 mitos e verdades que você precisa saber ANTES de comprar a sua máquina de lavar louças.

Tenho usado máquina de lavar louças há mais de 10 anos, com isso já entendo bem sobre a rotina de uso da máquina.

Bem como que funciona ou não e até consigo desvendar algumas verdades ou meias verdades sobre esse eletrodoméstico incrível.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Com isso, te convido a desvendar comigo os 7 mitos e verdades sobre máquina de lavar louças, vamos lá?

MITO 1: Lavar Louça na máquina gasta mais água que lavar manualmente

FALSO

Na verdade, a máquina lava-louça utiliza menos água do que lavar a louça à mão.

A maioria das máquinas lava-louça modernas são projetadas para serem eficientes em termos de consumo de água e energia.

De acordo com a Energy Star, uma lavadora de louças certificada consome em média 3,5 a 12 litros de água por ciclo de lavagem.

Já uma pessoa lavando a mão pode usar até 75 litros de água para a mesma quantidade de louça.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

MITO 2: A máquina lava louça gasta mais energia

DEPENDE

Elas utilizam mais energia elétrica, obviamente, mas o que vai contribuir para que a lavagem seja eficiente é se certificar de encher a máquina completamente e utilizar o ciclo adequado à quantidade de carga e nível de sujeira da louça.

Lembrando que há modelos de máquina que existem a opção de “meia carga”, daí ao escolher esse com a máquina cheia de poucas louças, obtém-se a eficácia que o fabricante garante.

Eu tive uma máquina assim, da marca ELETROLUX,

MITO 3: A máquina de lavar louça pode danificar as louças

VERDADE

Embora a maioria das louças sejam seguras para lavar em máquinas lava louças, é importante verificar etiquetas e cuidados do fabricante.

maquina-de-lavar-loucas-8-servicos

Louças como Cristais, alguns tipos de porcelana, panelas de alumínio, utensílios de madeira ou em acrílico não podem ser lavados na máquina.

Eles não resistem à temperatura da água e danificam ou até mesmo se desgastam, quebrando mesmo.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

MITO 4: A máquina lava louça gasta mais detergente que lavagem manual

FALSO

No manual da máquina indica a quantidade de sabão a ser depositada no reservatório.

Todavia, por experiência própria, mesmo seguindo o indicado, acontece de a máquina acabar o ciclo de lavagem e ainda sobrar sabão dentro do reservatório. E a louça limpíssima!

Com isso, consigo concluir que a quantidade de detergente gasta pela máquina de lavar louça é muito baixa se comparado à lavagem manual.

Ao notar isso é importante reduzir a quantidade de detergente depositada no reservatório, já que o excesso dele pode levar a problemas com a máquina, como entupimento das tubulações e dos filtros.

MITO 5: A máquina lava louças não lava tão bem quanto a lavagem manual

FALSO

A máquina lava louça lava melhor que a lavagem manual, visto que utiliza água quente e um detergente específico bem mais potente que os detergentes que conhecemos para lavar louças manuais.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

MITO 6: A máquina lava louças é muito barulhenta.

FALSO

Tem barulho, a cada dia que passa, os modelos mais modernos são cada vez mais silenciosos, produzindo o mínimo de ruído durante o ciclo de lavagem.

Para você ter uma ideia, um aspirador de pós pode chegar à 90 db. A máquina de lavar louça chega a 50 db. E veja como o aspirador tem um barulho mais incomodo, não acha?

MITO 7: É necessário pré-lavar a louça antes de colocar dentro da máquina?

maquina-de-lavar-loucas-8-servicos

DEPENDE

A verdade é que isso vai depender da sua rotina diária com a máquina de lavar louça.

Entretanto se você for lavar a louça imediatamente após encher a máquina, você definitivamente não precisa fazer a pré lavagem.

Isto é, apenas retirar os restos de comidas, é suficiente para a maioria das louças. Todavia, não confio usar assim para o ciclo econômico.

Todavia, se você demorar uma, duas ou três refeições (mais de um dia as vezes) para encher a máquina de lavar louças, super indico você fazer a pré lavagem com água (e buchinha) antes de colocar a louça dentro da máquina.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Mas caso sua máquina tenha a opção pré lavagem, você deve utilizar esta opção antes de iniciar a lavagem da louça propriamente (com ciclo normal, econômico ou o que preferir) dita dentro da máquina.

Mas lembre-se, o truque dessa dica é que a máquina vai lavar qualquer resíduo na louça, mas eles precisam estar macios, moles, entendeu! Até a próxima, deixe sua dúvida nos comentários!


LEIA TAMBÉM

Resenha da minha Máquina de Lavar Louças Philco 8 serviços

2 comentários em “7 mitos e verdades que você precisa saber sobre máquina de lavar louças.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

INSCREVA-SE!

EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!