Menu e Decoração da Ceia de Natal: tutorial infalível para você não errar!

A cada ano buscamos ideias mais inovadoras para a decoração da ceia de natal e ainda para os preparativos e todo o cardápio. Entretanto, independente do quanto e o que você tem, é totalmente possível tornar este momento em família maravilhoso e inesquecível!

A nossa ceia

Por aqui temos o costume de reunir meus irmãos, noras e genros na casa de meus pais, os anfitriões. E nos últimos anos este momento ficou mais marcante e encantador ainda, consequentemente por causa da presença do único neto, o Estêvão!

VEJA COMO FAZER DECORAÇÃO DE NATAL DIY

E AINDA, 10 DICAS PARA MONTAR A ÁRVORE DE NATAL

É tão diferente quando há criança na família que todos os preparativos da decoração da ceia de natal acontecem justamente por causa delas. As avós que o digam não é mesmo?

Por aqui Estêvão se envolve no momento de montar a árvore de natal. E se depender dele decora literalmente a casa toda!

Sempre elaboramos o menu da ceia de natal e dividimos os pratos entre os familiares. Minha mãe é responsável pela decoração da ceia, da mesa e tudo o mais. Eu, claro dou meus pitacos! E é justamente isso que farei agora.

Vou te contar alguns pitacos sobre o menu e a decoração da ceia de natal, para você tornar este momento familiar aí na sua casa memorável!

Decoração da Ceia de Natal

A decoração da Ceia de Natal não precisa ser cara ou recheada de itens e apetrechos. A regra do menos é mais vale aqui também.

É super válido você escolher uma cor predominante. Ou alguns tons eu diria. Eu gosto de sugerir, por exemplo que o vermelho predomine dentre tons de bege (toalhas) e branco (pratos). Deixando o verde para detalhes mínimos ou até mesmo apenas para árvore de natal. É somente uma ideia.

Quanto à montagem da mesa você pode fazer o que a regra de boas maneiras / etiqueta prescreve. Mesmo que não vá seguir ela à risca, é interessante que a mesa posta fique organizada desta forma.

Dicas de etiqueta à mesa – Casinha Arrumada

Agora confira algumas ideias para você salvar e se inspirar! Você vai notar que não será necessário utilizar todos os itens especificados acima. A harmonia da mesa posta natalina não está exatamente em cumprir todo este protocolo.

Decoração da ceia de natal – mesas 7
Destaque para o guardanapo vermelho e os detalhes dourados do prato!
Decoração da ceia de natal – mesas 2
Nesta combinação o vermelho e o verde são a atração principal, juntamente com a louça toda trabalhada!
Decoração da ceia de natal – mesas 3
Tons de dourado com nuances do verde da árvore de natal tem uma perfeita combinação!
Decoração da ceia de natal – mesas 4
E se você trocar o tradicional vermelho por dourado?
Decoração da ceia de natal – mesas 5
E se além do guardanapo você inseri enfeites dentro de cada prato?
Decoração da ceia de natal – mesas 6
Pratos em vidros transparentes com sousplat vermelho : toque ousado!
Decoração da ceia de natal – mesas 8
Excelente ideia de centro de mesa!
Decoração da ceia de natal – mesas 1
Já imaginou dobrar o guardanapo de um modo bem volumoso?

Nessa época do ano, além de itens de decorar a casa e a árvore de Natal, você também vai encontrar muitos acessórios para a mesa!

Com isso você pode optar por comprar toalhas de mesa personalizada no tema natal, por exemplo. E ainda comprar centro de mesa prontos, ao invés de fabrica-los! Confira esta galeria :

O que servir?

Como todo evento ou festa há uma ordem para servir as refeições. E esta deve ser feita na ordem semelhante:

Todavia, muito desta ordem pode ser reformulada. E é o que farei agora! Confira só minhas sugestões:

Sugestões de Entrada

Tábua de frios

Que tal inovar? Faça uma decoração ao dispor os queijos, presuntos, azeitonas e afins. Sai do convencional.

Torradas com patês

Aqui vale torrada ou ainda pão sírio com patês de frango, azeitona, alho ou até mesmo um salpicão. E você ainda pode arriscar mais um pouco inserindo bruscheta e antepasto de berinjela como opção.

Sugestões de Prato Principal

Tender ao molho

Tender é uma carne defumada que você compra desossada. É muito prático. E para incrementar o seu preparo (que é facílimo), faça um molho para acompanhar. Há diversas opções como o de maracujá, laranja, mostarda com mel entre outros.

Aves

Basicamente você segue as instruções da embalagem para o preparo das aves / perus natalinos. Mas se você for acrescentar um tempero próprio, deixe-o marinando por umas 6 horas. E não se esqueça que o preparo da ave exige tempo: 3 horas no mínimo! Isso sem considerar o descongelamento!

Carnes Suína

Sabe aquela carne suína (lombo ou pernil) que é preparada recheada com bacon e calabresa? É infalível para a ceia de natal. Mas, obviamente você vai conferir mais receitas no fim deste artigo.

Sugestões de acompanhamentos

Farofa

A farofa tradicional preparada com bananas e bacon atende muito bem e agrada muito. Isso se não houver farofa no preparo da ave.

Arroz natalino

Não há como fugir disso, infelizmente. Arroz de natal não é arroz branco. Tem uva passa, castanhas e em alguns até lentilhas.

Salada

A famosa salada verde, com alface, rúcula, agrião e frutas como tomate cereja, uva agrada muitos. Todavia não se esqueça de incrementar com um molho de iogurte ou mostarda.

Sugestões de sobremesas

Sorvetes e afins

A sobremesa mais prática é um sorvete. Mas você pode acrescentar um acompanhamento a ele. Bananas flambadas, por exemplo.

E as receitas?

As receitas encontram-se na pasta a seguir, no fim do artigo! confusa lá!

Tenho certeza que com estas dicas, o menu e a decoração da ceia de natal da sua casa serão formidáveis! Aliás, quero notícias hein! Não esqueça de comentar neste artigo!

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.