Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre educação básica infantil! Sim, estou me referindo à aquela do ambiente escolar! E este assunto tem sido bastante relevante por aqui, já que Estêvão está no último ano desta fase. No próximo ano, ele vai iniciar o ensino fundamental.
Quando se inicia a educação infantil ?
A educação infantil é voltada para crianças de 0 a 5 anos. É nesta fase que a criança tem o primeiro contato com o ambiente escolar. E é neste período que são trabalhados aspectos cognitivos, motor, psicológico, cultural e social dos pequenos alunos. Isso tudo através de atividades lúdicas, favorecendo a imaginação e a criatividade.
Apesar de ter início na vida das crianças praticamente desde o início da vida, a educação básica infantil só é obrigatória para crianças a partir de 4 anos de idade, conforme o MEC. Em suma, seu filho não precisa ser matriculado em creche ou berçários antes de completar 4 anos. Mas após esta idade, obrigatoriamente ele precisa.
Muitas mães acabam matriculando os filhos em uma creche para conseguir conciliar a vida profissional com a maternidade. E isso aconteceu comigo. Estêvão foi para um berçário aos 8 meses de idade. E desde então, está inserido no ambiente escolar.
Logo, aos 4 anos ele foi matriculado em uma escola. Escola tende a ter uma rotina diferente de creche/berçário. É uma rotina mais madura, que contribui justamente para que a criança conquiste esse amadurecimento. Na turma de 4 anos as crianças já fazem dever de casa, escrevem o próprio nome e até reconhecem algumas letras/vogais.
Afinal, quando se inicia a alfabetização?
A alfabetização se inicia desde que chegamos a este mundo! incrível né! Mas é isso mesmo, é impossível aprender a ler, escrever, interpretar apenas em um ano, ou ainda no primeiro ano do ensino fundamental.
E a leitura propriamente dita, não é iniciada com as letras e vogais. Primeiro acontece a leitura de mundo! A criança aprende o que existe no mundo, a interpretar tudo que nele existe. Aliás este tipo de aprendizado aconteceu com meu filho quando ele estava no início da educação infantil, no berçário.
A alfabetização em si acontece a cada dia. É algo progressivo. Muitas famílias se preocupam com a “demora” deste processo na vida de seus filhos. Mas aqui a regra de dizer “não” à comparação é muito válida!
Cada criança apreende de forma diferente o que é ensinado. E mais ainda, cada um é estimulado de forma diferente em casa, pelos pais ou quaisquer outras pessoas do convívio.
Alfabetização e letramento
Talvez o termo adequado para sanar as dúvidas quanto ao processo de alfabetização de muitas famílias seja este: letramento! Esta etapa se inicia após a conclusão da educação infantil, no primeiro ano do ensino fundamental. A “alfabetização em si” na verdade é o processo de letramento.
E não pense que durante todo o primeiro ano seu filho vai aprender a escrever frases, textos e mais textos. Até que isso seja possível, ele já estará provavelmente no terceiro ou quarto ano do ensino fundamental.
O primeiro ano
Já sondei na escola do Estêvão. E confesso que fiquei assustada! O primeiro ano é muito diferente da pré-escola que ele conhece. É a sensação de que literalmente, deixaram de ser bebês, ou ao menos não serão tratados mesmo como tal!
O primeiro ano abrange mais disciplinas como biologia, filosofia e a parte mais difícil pra mim: provas! Sim, as crianças serão avaliadas individualmente através das provas tradicionais!
Meu filho apresenta um comportamento muito diferente em casa. E isso certamente contribui para eu ter este receio todo do que esperar com o fim da educação infantil, e início do ensino fundamental.
Como posso ajudar meu filho?
Daqui 5 meses, Estêvão encerra a etapa da educação infantil. E preciso estar preparada para o que nos espera. Aliás é algo desconhecido para mim e principalmente para o Estêvão. Lembrando que na minha época, o primeiro ano creio que era o que chamávamos de “pré-alfabetização”.
Durante todo o período até aqui, eu sempre gostei de brincadeiras que tivessem propósitos escolares “por trás”. Nunca tivemos a pretensão de ensinar o Estêvão ler aos três ano de idade. Mas o que quero dizer é que sempre podemos aprender algo em brincadeiras rotineiras.
Pode parecer estranho, mas você sabia que colorir é um grande estímulo para seu filho? Estêvão não curte muito pintar. Eu já colori com ele alguns livros de pintura, daí ele acabava me acompanhando. E este era o objetivo afinal.
Como você vai ajudar seu filho a passar pela transição do início do ensino fundamental? Conta pra mim nos comentários! Um abraço!
SAIBA QUAL A DIFERENÇA ENTRE CRECHE E ESCOLA!
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE MATRICULAR SEU FILHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pingback: Como fazer etiqueta escolar personalizada? Veja este tutorial passo a passo!
Pingback: Crianças que leem livros obtêm pontuação mais alta em testes escolares
Pingback: Curso Gratuito de Educação Infantil