Pular para o conteúdo

7 dicas para desenvolver a conexão emocional no relacionamento com seu filho

A conexão emocional no relacionamento com os filhos é fundamental para o seu desenvolvimento saudável e para a construção de um relacionamento forte e duradouro.

Através dessa conexão, os filhos se sentem amados, seguros e apoiados, o que os ajuda a lidar com os desafios da vida e a desenvolver todo o seu potencial.

Certamente você deseja ter liberdade para falar o que precisa ser dito ao seu filho mesmo que ele seja um adolescente não é mesmo?

E melhor ainda, é seu filho ter essa liberdade de expor quaisquer assunto pessoal dele para você durante a adolescência ou vida adulta. Eu chamo essa “liberdade” de conexão emocional no relacionamento entre pais e filhos.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Mas como fortalecer essa conexão na prática? Continue a leitura para descobrir.

1. Dedique tempo de qualidade

Reserve momentos exclusivos para estar com seus filhos, sem distrações. Brinquem juntos, conversem sobre seus dias, leiam histórias juntos ou simplesmente estejam lado a lado.

Demonstre interesse genuíno pelas suas vidas, faça perguntas abertas e ouça atentamente o que eles têm a dizer.

conexao-emocional-no-relacionamento-com-os-filhos-5

Demontrar interesse pela vida de seu filho significa assistir com ele uma série que você não curte muito. Significa aprender a jogar video game ou até mesmo a montar blocos de lego juntos.

Se a linguagem de amor de sua criança for tempo de qualidade, essa dica terá prioridade máxima no desenvolvimento emocional no relacionamento entre vocês.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

2. Seja presente

Preste atenção aos seus filhos quando eles estão falando com você. Evite interrupções e demonstre que você está realmente interessado no que eles estão dizendo.

Isso pode ser bem difícil na prática em dias e rotinas cotidianas normais, mas treine fazer contato visual e sorria usando uma linguagem corporal positiva.

3. Demonstre afeto

Abrace seus filhos, beije-os e diga que os ama com frequência. Faça elogios sinceros e incentive-os em seus sonhos e objetivos.

conexao-emocional-no-relacionamento-com-os-filhos-4

Ofereça palavras de conforto quando eles estiverem tristes ou passando por dificuldades.

Se você deixar para fazer isso quando eles forem adolescentes, tanto você quanto seu filho terão dificuldades para aceitar as palavras, já que não vai soar como natural.

O ideal é que a criança cresça ouvindo que é amado, para que quando atingir a adolescência esta verdade tenha criado raízes dentro dela.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

4. Seja paciente e compreensivo

As crianças estão em constante desenvolvimento e aprendendo a lidar com suas emoções. Seja paciente com elas e tente entender seus sentimentos.

conexao-emocional-no-relacionamento-com-os-filhos-3

Evite críticas e julgamentos, e ofereça apoio e orientação quando necessário. Escrevi um artigo sobre Como ajudar seu filho a identificar e controlar as emoções que pode te interessar.

5. Crie tradições familiares

Crie atividades que vocês possam fazer juntos como família, como refeições em família, jogos de tabuleiro, piqueniques ou viagens.

Essas tradições ajudam a fortalecer o vínculo familiar e criar memórias que durarão a vida toda.

6. Incentive a comunicação aberta

Crie um ambiente seguro e acolhedor onde seus filhos se sintam à vontade para falar sobre seus sentimentos, pensamentos e preocupações.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Incentive-os a se expressarem livremente e evite julgamentos ou críticas ouvindo-os atentamente e oferecendo seu apoio e orientação.

conexao-emocional-no-relacionamento-com-os-filhos-2

Cuidado com as suas reações. Sem perceber as nossas reações afastam ou impedem nossos filhos de nos contar algo.

Então pode ser interessante disfarçar alguma emoção nossa na frente da criança.

7. Seja um bom exemplo

As crianças aprendem observando os adultos em suas vidas, com isso seja um bom exemplo para seus filhos demonstrando amor, respeito, compaixão e honestidade em suas ações.

Ensine-lhes valores importantes como a gentileza, a empatia e a responsabilidade.

conexao-emocional-no-relacionamento-com-os-filhos-1

Lembre-se: a conexão emocional com seus filhos é um processo contínuo que exige tempo, esforço e dedicação. No entanto, os benefícios são imensos. Uma relação forte com seus filhos os ajudará a se tornarem adultos felizes, confiantes e bem-sucedidos.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

INSCREVA-SE!

EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!