Você sabia que as crianças devem praticar atividades físicas durante a semana? Especialistas em saúde recomendam a prática para evitar o desenvolvimento de doenças, como também para ampliar a capacidade física, motora, comportamental e cognitiva. E isso deve ser incentivado desde a infância.
Há várias atividades físicas infantis que os pequenos podem realizar, correr, andar de bicicleta, dançar e muito mais. Neste artigo trouxemos a importância e quais são os exercícios que os baixinhos podem fazer. Confira a seguir!
Benefícios das atividades físicas na infância
Os benefícios são muitos para os pequenos e devem ser estimulados para promover saúde e desenvolvimento físico, social e cognitivo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças e adolescentes devem praticar, pelo menos, 60 minutos por dia de atividades física, em intensidade moderada a avançado, dando preferência a exercícios aeróbicos.
Essa recomendação deve ser executada ao longo da semana, além de incluir atividades de fortalecimento muscular e dos ossos, porém em menor quantidade que as aeróbicas. Outro ponto importante é que as crianças devem iniciar fazendo pequenas quantidades de atividade física e, aos poucos, aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração ao longo do tempo.
Ao fornecer essas atividades, atente-se a segurança e a faixa etária indicada, para assim tornar esse momento mais agradável e divertido. Ofertar uma variedade de exercícios também é benéfico, pois estimula diferentes habilidades, além do pequeno não enjoar rapidamente.
Os principais benefícios para as crianças são os seguintes:
- Melhora da capacidade física;
- Fortalece os músculos e ossos;
- Estimula o crescimento e desenvolvimento;
- Melhora a postura e equilíbrio;
- Mantém o peso corporal saudável;
- Estimula hábitos saudáveis;
- Desenvolve a coordenação motora;
- Melhora a qualidade do sono;
- Promove a socialização;
- Contribui para a saúde mental.
7 atividades físicas para as crianças
Abaixo, selecionamos as atividades físicas indicadas para as crianças realizarem, com dicas e vantagens de cada uma. Veja:
Andar de bicicleta
Excelente atividade que estimula o desenvolvimento da massa óssea, coordenação motora, equilíbrio e a ter foco. Além de aeróbica essa atividade fortalece os músculos.
Para executá-la, é fundamental escolher uma bicicleta adequada para criança, tanto com relação a altura quanto ao peso. Assim, o pequeno aprende facilmente a se equilibrar, além de divertir muito. Lembre-se de exigir o uso dos equipamentos de segurança ao pedalar, como o capacete e joelheiras.
Natação
Essa também é uma outra alternativa para as crianças. A natação auxilia no controle da respiração, favorecendo a capacidade cardiorrespiratória e fortalecimento do diafragma. Indicada também para amenizar sintomas de problemas respiratórios.
Há muitas escolas de natação que ensinam as várias modalidades de natação, aumentando e aprimorando assim as habilidades. E os equipamentos são poucos, como roupa de banho adequada, touca, óculos de natação, etc.
Judô
Um esporte que ensina o pequeno a lidar com as frustrações do “ganhar e perder”. Além de estimular o autoconhecimento, coordenação motora, velocidade, força, noção corporal, equilíbrio, entre outros. Requer entrar em uma escola que ensina esse esporte em específico e praticar as aulas regularmente.
Futebol
O esporte queridinho dos brasileiros também pode, e deve, ser estimulado sua prática desde cedo. Ajuda a melhorar tanto a capacidade física, como também a mental e social. Isso se deve ao fato de ser um esporte coletivo, em que a criança convive com outras, ajudando assim a melhorar a capacidade de relacionamento interpessoal.
Além disso, é uma atividade dinâmica, divertida e alegre para os pequenos praticarem. Atente-se ao optar por um par de chuteiras adequada para a criança ficar confortável durante os jogos ou treinamentos.
Balé
Muito praticado pelas meninas, o balé é uma dança que trabalha diferentes habilidades, principalmente a postura e a consciência corporal. A sincronia dos movimentos e da música também trabalha o ritmo, estimulando a melhora da memória. Ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.
É realizado em escolas de dança, conforme a faixa etária e a modalidade escolhida. Os materiais são acessíveis, e a criança pode optar pelas vertentes clássicas ou modernas do balé.
Corrida
A corrida é uma prática que ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, força física, concentração e ainda auxilia no gasto energético. Além disso, previne doenças e é de fácil aprendizagem. Entra como atividade aeróbica, sendo um dos exercícios mais utilizados em diversos esportes.
Ginástica artística
A ginástica artística melhora a coordenação motora e a consciência corporal. Ajuda a ter mais cuidado com o corpo, concentração, equilíbrio, noção de ritmo e maior controle emocional. É uma atividade de impacto, com diversos movimentos, como giros, saltos, balanços, aterrissagens etc.
LEIA TAMBÉM:
Faça a experiência da absorção da água com seu filho. Clique e veja como!
Para a prática desse esporte é necessário atentar-se com a faixa etária e também com a supervisão de um profissional da área.
Com tantas possibilidades, agora é só conversar com seu pequeno e decidir quais serão as melhores atividades físicas infantis para ele executar. Siga as orientações dos profissionais da área e priorize a segurança do pequeno. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!