Ser mãe é um trabalho constante que exige dedicação 24 horas por dia, sete dias por semana, sem direito a férias e com pouco tempo de descanso.
Por isso, muitas mães acabam tendo que abrir mão de suas carreiras para se dedicarem inteiramente aos filhos, não por escolha, mas por necessidade.
Em vista disso, muitas mães optam por empreender e trabalhar por conta própria, criando seus próprios negócios e adaptando a rotina de trabalho.
Algumas ideias de negócios que podem ser adaptadas para a realidade de mães empreendedoras incluem a venda de produtos artesanais, por exemplo.
Também vale conferir às empresas contratando para ter um parâmetro de empregos para mães com filhos pequenos. Algumas empresas oferecem vagas com horários flexíveis, por exemplo. A seguir, confira 8 áreas nas quais mães com filhos pequenos podem trabalhar.
Área da beleza
Há grande potencial em serviços como depilação, cabeleireira, manicure, maquiadora e design de sobrancelhas, que podem ser facilmente realizados em casa.
Para oferecer esses serviços, é necessário ter um espaço específico em sua residência, como um quarto, e uma agenda organizada para evitar conflitos de horários, se tornando um trabalho vantajoso, já que você mesmo irá fazer seus horários.
Também pode-se optar por atender a domicílio. A divulgação para amigos, familiares e vizinhos é um bom começo, mas é fundamental investir em uma presença online para atingir um público mais amplo.
Confeiteira
O ramo de doceira/chocolateira é altamente resistente a crises, já que sempre há alguém comemorando aniversário, eventos como Páscoa e Dia dos Namorados.
Além disso, é possível produzir lembrancinhas personalizadas ou especializar-se no atendimento a empresas e hotéis, tornando-se uma fornecedora confiável.
Ademais, também se trata de um trabalho ideal para mães com filhos pequenos, já que pode-se criar sua própria rotina de trabalho.
Artesã
Muitas pessoas em todo o mundo vivem da produção artesanal, o que significa que você também pode seguir essa ideia e começar a ganhar dinheiro com suas próprias criações.
Os produtos feitos à mão são muito apreciados, pois são feitos com cuidado e têm um toque único e personalizado.
Aqui estão algumas ideias de artesanato que você pode vender:
- Velas aromáticas;
- Crochê ou tricô;
- Bijuterias;
- Lembrancinhas em MDF;
- Biscuit;
- Trabalhos em cerâmica.
Atualmente, é viável desempenhar atividades de negócios a partir de uma estrutura pequena em casa e comercializar esses produtos por meio de lojas, internet ou por meio do atendimento direto ao cliente em casa.
Revendedora de produtos
Neste trabalho, é possível vender uma variedade de itens, como roupas, sapatos, bolsas, cosméticos e o que mais lhe interessar. Uma vantagem é que você pode atender os clientes em sua casa, com horários previamente agendados.
Na área de revenda, é possível comprar produtos no atacado e revendê-los, ou tornar-se uma revendedora autorizada de uma marca, trabalhando com catálogos, como é o caso da Avon e da Natura.
Com a ajuda da internet, é possível criar uma loja virtual ou utilizar as redes sociais para vender seus produtos, e assim alcançar mais clientes diretamente da sua casa!
Costureira
De maneira geral, seu trabalho consistirá em atender encomendas para produção de peças de roupa ou reparos. Também é possível lucrar oferecendo serviços de customização de roupas, que tendem a gerar bons lucros, uma vez que a concorrência no mercado é menor.
Embora o investimento possa ser um pouco mais alto do que outras opções, já que será necessário adquirir pelo menos uma máquina de costura e algumas matérias-primas, o retorno compensa.
Essa é uma ótima alternativa para ganhar dinheiro quando se tem um bebê pequeno, pois é possível se organizar para realizar as costuras nos momentos mais tranquilos ou quando contar com a ajuda do cônjuge ou outra pessoa.
Corretora de imóveis
A atividade de corretagem imobiliária consiste em intermediar a negociação entre proprietários e compradores ou locatários de imóveis.
A remuneração é obtida por meio de comissões sobre cada transação bem-sucedida e exige conhecimento em contratos, direitos e deveres de cada parte envolvida, além da habilidade de negociar valores, apresentar os imóveis e tratar de outros detalhes relevantes.
É uma boa opção pois tem horários flexíveis.
Agente de viagens
O trabalho envolve a organização e aquisição de pacotes turísticos, com o objetivo de indicar as melhores opções de viagem para os clientes. Esse serviço pode ser realizado de maneira independente ou como representante de uma empresa especializada em turismo.
Outro ponto importante é que trata-se de um trabalho que pode ser totalmente remoto.
Redatora
Uma redatora online é responsável por produzir textos para publicação na internet. Seu trabalho pode envolver a criação de conteúdo para sites, blogs, redes sociais, e-mails, anúncios, entre outros meios digitais.
Também pode ser responsável pela revisão e edição de textos produzidos por outros colaboradores, garantindo a qualidade e coerência do conteúdo.
Gostou desse conteúdo? Comente qual profissão te chamou a atenção e compartilhe esse artigo com seus amigos!
LEIA TAMBÉM