O que é Calendário do Advento? Veja dicas para fazer um!

O que é um calendário do Advento?

Segundo a fonte da Wikipedia, o calendário do Advento vem dos Luteranos alemães, que faziam contagem regressiva para o dia da véspera de natal no início do século XIX.  Havia muitas maneiras de fazer a contagem (com giz, acendendo velas ou até pendurando uma santinho na parede a cada dia), mas o calendário propriamente dito foi faturado em 1851, e impresso por volta de 1901.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o calendário do advento moderno foi tipografado em Munique (Alemanha) por Gerhard Lang. Neste calendário havia 24 figuras coloridas que poderiam ser coladas em um cartão. A partir daí o calendário foi se tornando cada vez mais criativo.

E nos dias de hoje?

Atualmente a quantidade de procura pelo calendário do Advento aumentou bastante, mas o curioso é que o calendário é fabricado de outra forma, permitindo que a criatividade e o lúdico prevaleçam.

O propósito do calendário do advento é reduzir a ansiedade da criança quanto a chegada do Natal. E fazemos isso aliando a contagem regressiva com atividades para crianças. Há infinitos meios de fazer isso, desde aqueles mais trabalhosos até aos modelos mais práticos e rápidos.

Como fiz o nosso calendário

Este foi o primeiro ano que fiz um calendário cheio de criatividade e com outros propósitos. Eu vi um modelo semelhante no pinterest e o remodelei, de acordo com a idade do Estêvão, que tem 4 anos. Vamos aos materiais e modo de fazer:

MATERIAIS

  • Papeis A4 coloridos
  • Fita adesiva ou durex para colar na parede
  • Caneta hidrocor
  • Tesoura
  • Imprimir este arquivo molde do CALENDÁRIO DO ADVENTO

Como fazer

Imprima nas folhas o molde dos retângulos que foi citado acima. Recorte-os uma a um, até que se tenha obtido 24 (ou 25, eu fiz até o dia 25). Depois dobre-os ao meio e enumere-os com a caneta hidrocor. Dentro de cada um deles, formule atividades para a criança desenvolver no determinado dia. Pode ser atividade simples como “jogar quebra-cabeça” ou “dormir na casa da vovó”.

Calendário do Advento – Atividades

Agora é hora de montar o calendário. Eu utilizei a cor verde como predominante porque minha intenção era fazer o desenho de uma árvore (de natal) com os retângulos. É nesta hora que você deve usar a criatividade e montar o desenho de uma papai-noel, por exemplo, ou do que desejar. Não fica lindo?

5

Agora levo meu filho no calendário, digo o dia de hoje, ele abre o retângulo e lemos a atividade diária. E depois ele ainda conta quantos dias falta para o Natal (aprendendo matemática)! Esta atividade ensina muito, vale o tempo investido!

Outros tipos de calendário do advento

A ideia central deste calendário é estabelecer um contagem regressiva de modo que em cada dia haja uma atividade, ou um mimo, um doce para a criança desfrutar. E pensando assim idealizei (e pesquisei) muitos calendários que nem parecem que são isso, na verdade.

Calendário com caixas

Você pode comprar (ou fazer molde) caixas de papel, inserir dentro um mimo ou um doce, e ainda inserir números em cada uma delas. E então dispor as 24 caixas como preferir, perto da árvore de natal para entrar no clima natalino ou dentro de uma cesta, por exemplo. Lembre-se de deixar por cima a caixa com o dia número “1”.  Eu particularmente, acho melhor a disposição em que a criança tenha acesso visual à todo calendário, para aprender a ter noção do tempo e das datas.

Calendário em papel

Este pode ser um modelo simples como o que fiz e mostrei o passo-a-passo ou ainda um mais trabalhoso, com dobraduras ou algo semelhante. Este costumam ter aquele efeito visual que mencionei anteriormente melhor e mais ao alcance da criança. Veja alguns modelos:

 

Espero que tenham curtido o conceito do Calendário do Advento, e tenham se animado a construir um, afinal, nunca é tarde para entrar no clima de Natal! Vamos, ainda dá tempo! Te aguardo nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.