Ginkgo Biloba
Você já ouviu falar do Ginkgo Biloba? Se ainda não, fique tranquilo que saberá, a partir de agora, tudo sobre ele. A começar, trata-se de uma planta medicinal, de origem asiática, mais precisamente chinesa, que é rica em flavonoides e terpenóides, o que faz dela ser excelente em agir contra inflamações e oxidantes.
Além da China, ela pode ser encontrada no Japão e na Coréia também. O grande poder dessa planta está nas suas folhas, onde são extraídos os seus principais ativos benéficos.
Possuindo grande destaque na melhora da circulação sanguínea, ela também aumenta o fluxo de oxigênio e nutrientes às células. E tem muito mais benefícios. Com isso, este texto quer apresentar para vocês 7 motivos para que comecem a utilizar o Ginkgo Biloba. Observe-os abaixo.
Contribui contra o estresse e a depressão
Nem fácil é fácil deixar de lado as coisas que estressam. Muitas delas fazem parte da nossa vida social, profissional e são impossíveis de serem separadas. E um dos grandes benefícios que o Ginkgo Biloba possui é justamente diminuir a variação do humor, fazendo com que a pessoa consiga relaxar.
Isso acontece porque o Ginkgo Biloba atua sobre os hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina. É por isso que ela é classificada como uma planta adaptógena, pois eleva naturalmente a capacidade do organismo de suportar as situações que trazem problemas e preocupações.
Melhora o rendimento cerebral e a concentração
O Ginkgo Biloba é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fazendo com que haja um fluxo maior de oxigênio para vários locais do corpo. Um dos lugares é o cérebro e é por esse motivo que a planta ajuda a aumentar a concentração, pois existirá mais sangue chegando ao cérebro, o que contribui para o seu funcionamento correto.
E mais, com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, o uso regular do Ginkgo Biloba ajuda a evitar o cansaço mental, principalmente nas pessoas que são mais ativas.
Diminui o risco de formação de trombos
As plaquetas são partículas que ficam no sangue, responsáveis pela coagulação dele. A coagulação é essencial para o corpo humano, mas acontece que, em alguns casos, podem ocorrer agregações plaquetárias muito intensas, e assim, fazendo com que haja maior chance de aumentar os riscos de doenças como a trombose, o derrame e os ataques cardíacos.
O efeito da planta agirá evitando a agregação intensa das plaquetas, diminuindo os riscos das pessoas desenvolverem doenças.
É um aliado natural contra a impotência
Entenda bem, o Ginkgo Biloba não deve ser substituída pelo famoso Viagra, mas a notícia boa é que a planta pode ser utilizada no tratamento da impotência. Isso porque a impotência é causada pela baixa circulação do sangue na região do pênis, o que pode ser resultado de uma arteriosclerose.
E, por aumentar o fluxo sanguíneo, o Ginkgo Biloba ajuda não apenas na ereção, mas melhora a sua qualidade. Alguns testes realizados em laboratórios informaram que metade das pessoas que foram submetidas ao uso da planta apresentaram melhoras no quadro de impotência.
É um grande aliado na saúde dos olhos
Com a sua capacidade de melhorar a circulação do sangue pelo corpo e eliminar os radicais livres do organismo, o Ginkgo ajuda a evitar danos em locais que são sensíveis aos olhos, como a córnea, a mácula e a retina.
Dessa forma, o Ginkgo Biloba pode ser utilizado para preservar a visão por mais tempo, especialmente em pessoas que já possuem problemas como o glaucoma, ou a degeneração macular.
Ajuda na perda de peso
Alguns estudos mostram que o Ginkgo Biloba possui propriedades que ajudam as pessoas que desejam perder peso. Um dos grandes aliados seriam os flavonoides, que também podem ser encontrados nos chás verdes e que tem a sua comprovação quanto à aceleração que causam no metabolismo.
O Ginkgo Biloba também ajudaria no emagrecimento porque contém terpenóides, que são substâncias naturais que aumentam o fluxo do sangue. Uma vez que o fluxo sanguíneo esteja elevado, beneficia os exercícios aeróbicos.
Alzheimer
A acetilcolina é um neurotransmissor que atua no hipocampo, que é uma pequena estrutura localizada nos lombos temporais do cérebro, sendo conhecida como a principal “sede” da memória. Ela tem a função de facilitar a comunicação entre os neurônios e auxilia na formação da memória. Quando o cérebro apresenta baixos níveis desse neurotransmissor, logo é associado ao Alzheimer.
Os testes realizados com o Ginkgo Biloba demonstraram que ele aumenta a capacidade da acetilcolina de se ligar a um receptor, fazendo com que aumente a sua atuação cerebral. Com isso, uma vez que a pessoa beba Ginkgo Biloba todos os dias, fará com que o cérebro absorva mais desse neurotransmissor, estando mais protegido contra o Alzheimer e outras doenças que são relacionadas à queda da função neurológica, como a demência.
Pessoas com Alzheimer que fizeram uso do extrato do Ginkgo Biloba durante três meses apresentam melhora significativa em seus níveis de atenção, função cognitiva e memória.