Você já imaginou estar em um ambiente onde é permitido se extravasar a ponto de destruir tudo como forma de alívio (quando você estiver com raiva, claro!)? Esta é a proposta do quarto da raiva.
Mas calma que esta ideia não é para crianças. Aliás para elas temos muitos artigos sobre birra e educação infantil né. Mas essa novidade é exatamente para nós, mamães e papais, caso haja algum que esteja nos acompanhando.
Quebre tudo à vontade
Meditação, atividades físicas e muitos outros meios de aliviar a tensão do dia a dia. Mas e se ao invés disso você simplesmente destruísse um quarto inteiro afim de eliminar a própria fúria?
Estranho, não? Pois e se eu te contar que essa espécie de terapia tem sido realizada em diversos países do mundo através dos chamados quartos da raiva?
Este quarto nada mais é que um ambiente em que de fato é permitido você destruir tudo, desde que tenha alívio depois .
Acredite há espaços destinados a isso em alguns países. É o caso da AXE RAGE ROOMS , localizada na capital da Jordânia.
A empresa tem uma edificação com quatro quartos da raiva, onde os cliente utilizam marretas para destroçar objetos como móveis, automóveis, para-brisas, copos, tvs.
E enquanto se libertam da fúria, os clientes usam proteção contra estilhaços como capacete, viseira, óculos, luvas, macacão. Isso tudo por 22 dólares por pessoa.
A ideia dessa empresa é de que destruir coisas na vida real, custaria uma fortuna para a pessoa que está com raiva. Sendo assim, a sessão para se libertar do estresse tem um valor até barato não é mesmo?
Ainda mais que, cá entre nós é uma experiência que muitos desejariam após ver o time de futebol perder ou ainda chegar estressado do trabalho.
A empresa até compara que ao invés de lavar os pratos que estão na pia, você pode jogá-los para onde quiser. A Axe Rage Rooms ainda completa que recicla grande parte dos materiais destruídos.
Inteligência para lidar com a raiva
É necessário muita inteligência para lidar com as emoções. E raiva é um tipo de emoções. Emoção negativa, mas um tipo de emoção que precisa ser controlada e administrada.
E este tipo de controle emocional deve ser aprendido na infância. Entretanto, infelizmente grande parte das pessoas não entendem que raiva é um tipo de emoção.
A maioria das pessoas entende que emoções são apenas coisas boas como alegria sentimentos relacionados. É um engano.
O individuo que tem o controle emocional bem definido, não precisa se descarregar dentro do quarto da raiva, quebrando tudo. Em 90% das situações, tenho certeza de que isso não acontece.
Então, convenhamos que a alternativa de estabelecimentos como o descrito quarto da raiva são para pessoas que não sabem lidar com as emoções oriundas da raiva, causadas pela frustração, por exemplo.
E este controle pode ser aprendido em qualquer fase da vida, mas obviamente que o ideal é que se inicie este aprendizado lá na fase dos dois anos, no início das birras infantis.
Aliás, eu já te contei que birra é nada mais que desorganização emocional? Já observou que quando a criança de aproximadamente 2 – 4 anos não consegue o que deseja ela chora, esbraveja e em alguns casos até quebra algo, meio que semelhantemente ao quarto da raiva descrito aqui?
Um adulto faz exatamente. o mesmo, quando ambos não adquiriram o controle de suas emoções. Mas mesmo após anos a fio vivendo neste descontrole, é totalmente possível reverter esse quadro. Busque ajuda médica psiquiátrica e psicológica.
O quarto da raiva reforça o descontrole emocional
Minha opinião sobre este espaço de descarrego emocional´pode ser um pouco conflitante e difícil para alguns.
Concluindo, o quarto da raiva reforça a falta de controle emocional que o indivíduo apresenta.
O caminho mais fácil sempre será destruir tudo ao invés de buscar ajuda adequada no momento em que estivermos bravos, frustrados e com raiva pelo fato de algo ter dado errado.
E o quarto da raiva veio para tornar esse problema como algo, normal, natural. Em adultos é um pouco mais complexo reverter a falta de controle da das emoções.
Entretanto não acontece o mesmo com as crianças. Aliás, citei muitos artigos para te ajudar nesse aspecto! Um abraço, comente aí o que você achou da ideia de ter uma quarto da raiva para descarregar a frustração.
MAIS SOBRE O ASSUNTO:
COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A IDENTIFICAR E CONTROLAR AS EMOÇÕES
5 ETAPAS FUNDAMENTAIS PARA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA INFANTIL