A pele do rosto na gravidez
Durante a gravidez, os cuidados com a pele seguem parte da rotina de beleza de muitas mulheres. Aliás, esse período demanda cuidados redobrados, pois muitos procedimentos podem fazer mal ao bebê.
Alguns tipos de cremes e cosméticos para a pele pode ser absorvido quando aplicados, chegando a circular na corrente sanguínea, gerando problemas à saúde do feto. Porém, existem alguns cuidados com a pele do rosto na gravidez que devem ser tomados.
Com o aumento dos hormônios e da circulação de sangue, o corpo todo durante a gravidez sofre alterações. Essas mudanças também atingem a pele, demandando cuidados diferentes e importantes. Confira:
Hidratação
A hidratação durante a gravidez é muito importante para poder prevenir o surgimento de estrias. Para o rosto, a hidratação vai fortalecer a barreira protetora da pele de maneira segura para as grávidas.
O uso de ácido hialurônico, por exemplo, contribui para melhorar a qualidade do colágeno, além de preservar a hidratação. Além disso, podem ser aplicados no rosto:
– Água termal;
– Glicerina;
– Óleos minerais;
– Manteiga de karité;
– Óleo de amêndoas.
CONFIRA COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE!
E AINDA COMO SOBREVIVER AO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ!
Proteção solar
Um cuidado que deve ser mantido durante a gravidez é a proteção solar. Esses cuidados são essenciais para revenir o surgimento das manchas de Melasma, assim como o ressecamento, fotoenvelhecimento e até mesmo o câncer de pele.
Dessa forma, o indicado é utilizar os filtros solares físicos, com fator FPS acima de 50 e que tenham um amplo espectro. Além do protetor, o ideal é sair de casa com chapéus, guarda-sol se for a praia e óculos escuros.
Evite se expor muito ao sol, mesmo se tiver com proteção solar. Muitas vezes, pode acontecer de não aplicar o produto corretamente ou esquecer de reaplicar.
Com isso, as chances de manchas de Melasma surgirem são maiores, podendo também causar queimaduras e câncer de pele.
Tratamento anti-idade e anti-acne
A preocupação com a pele do rosto se mantém principalmente durante a gravidez, cuidados que deixam a pele saudável, linhas e viçosa.
A dica para esse momento é procurar produtos que tenham ativos que sejam mais suaves para não agredir a pele. Por isso, aposte em:
– Antioxidantes;
– Ácido hialurônico;
– Vitamina C e E;
– Zinco.
Importante evitar o uso de ácido retinóico e salicílico. A pele durante a gravidez fica mais reativa, por isso, qualquer estímulo irritativo causa o aumento da dilatação dos vasos, o que leva a uma pele mais sensível.
Estes ácidos descamam a pele para promover a renovação celular, o que pode causar esse tipo de problema.
Como cuidar da pele durante a gravidez?
Para cuidar bem da pele do rosto na gravidez, é muito importante tomar cuidado com a escolha dos produtos. Alguns ativos são prejudiciais para o bebê e devem ser evitados durante esse período.
Por isso, os cuidados redobrados incluem a hidratação constante da pele com a aplicação de produtos, além da ingestão de água mineral todos os dias.
Da mesma forma, a proteção solar é essencial para evitar os Melasmas, assim como os produtos antiacne podem diminuir o surgimento de espinhas que tendem a surgir nos primeiros meses.
Pingback: Entenda como sobreviver ao primeiro trimestre de gestação!