Mãe e empreendedora: é possível? 5 dicas valiosas para se tornar uma mulher de sucesso

Ser uma mãe que trabalha é bem complicado, certo? Mães querem ter tempo para curtir os seus filhos. Para muitas mulheres, esse tempo não é uma realidade. 

Depois de um dia de trabalho fora, chegam em casa cansadas e não conseguem dar a atenção que gostariam aos seus pequenos. Muitas mães são a única fonte de renda da família e por isso, não podem abrir mão dessa rotina.

Uma alternativa é se tornar uma mãe empreendedora e construir um novo negócio. No começo, são muitos desafios a serem enfrentados, principalmente por não ter um horário de trabalho tradicional. 

mãe empreendedora (1)

Ser empreendedora demanda bastante aprendizado e é um caminho longo e nada linear de ser atravessado. Sendo mãe, há ainda a prioridade de escolher a família como foco de atenção. 

Quer saber como vencer essa etapa? Aqui estão 5 dicas valiosas para se tornar uma mulher de sucesso, conciliando a vida de empresária e mãe. 

1 – Saiba no que você é boa

É natural que as mulheres, principalmente, as que já são mães, queiram ser boas em tudo o que fazem. Porém, essas coisas não funcionam quando o assunto é: empreendedorismo. 

Assim, é fundamental usar os seus pontos fortes, ou seja, identificar no que você é boa. Tire um tempo para se olhar no espelho, revisar histórias antigas e fazer uma autorreflexão.

VEJA TAMBÉM: MÃE EMPREENDEDORA QUE TRABALHA EM CASA!

O que são aquelas coisas que só você sabe fazer? O que você conhece, domina e te passa confiança? Aproveite isso para criar ainda mais valor para o seu empreendimento.

Da mesma forma, reconheça os seus pontos fracos para saber que eles estão nessa condição atual, mas que podem ser transformados. 

mãe empreendedora (2)

Você não precisa dominar todas as ferramentas do seu negócio, mesmo que o seu desejo seja aprender uma nova habilidade. É importante também saber delimitar tarefas específicas para quem domina isso. 

2 – Tenha uma rotina de trabalho bem definida

Trabalhar em casa é complicado para qualquer pessoa, mas para quem tem criança em casa, a tarefa se torna ainda mais complicado. 

Por isso, é muito importante se manter organizada na questão dos seus horários. Encontre aqueles que são mais calmos para que possa desenvolver o seu lado profissional. Da mesma forma, deixe reservado um tempo para aproveitar e curtir os seus filhos. 

Assim, planeje quantas horas vão ser usadas para trabalhar todos os dias e quais os horários definidos para isso. Compartilhe essa rotina com a sua família e peça ajuda para cumprir essa nova organização. 

3 – Escolha bem o Segmento

É importante também saber escolher um bom nicho de mercado. Existem diversos segmentos do mercado que são lucrativos, mas para ter sucesso, é necessário saber escolher.

Um exemplo de nicho lucrativo são as famosas franquias de sorvete. São um segmento que apresenta uma grande procura o ano todo. 

Apresentam um lucro de 20 a 30%, além de ter um crescimento anual de 14%. Por isso, é uma ótima opção de segmento, sendo as franquias de sorvete muito vantajosas para o Brasil todo. 

Além disso, é fundamental conhecer todas as franquias desse nicho para fazer uma escolha ainda mais assertiva. 

Assim, para facilitar a sua vida, é possível encontrar uma lista das melhores franquias de sorvete do Brasil em um grande portal da internet. Para conhecer esse portal, Clique Nesta Página

4 – Viva a sua marca

Ao criar um empreendimento, é fundamental vivenciar aquilo que está criando. Ser autêntico ao que se propõe é fundamental e pode ser conquistada através de um trabalho duro.

mãe empreendedora (3)

O ponto chave da maioria dos empreendimentos é ter uma marca que apresente uma missão, valores e um visual bem determinado. A sua marca vai ser bem compreendida quando os seus clientes refletem isso também.

Assim, não tenha medo de se aprofundar nas relações com os clientes. Tire um tempo para conhecer melhor com quem deseja trabalhar, buscando criar um nicho de mercado que seja relacionado aos seus valores. 

Estabeleça um ponto visual bem claro para a sua marca e aplique isso cuidadosamente em tudo. Saiba o que quer representar e o que não quer estar relacionada. Veja o que pode mudar e o que não é flexível. 

São essas características bem definidas que podem fazer com que a sua marca seja diferenciada dentro de um mercado competitivo. 

5 – Priorize o autocuidado

Começar um novo negócio não é nada fácil. O início demanda muito trabalho, o que reflete em esgotamento físico e mental. Por isso, é muito importante conhecer os seus próprios limites e saber parar.

Entenda que saber se priorizar e ter autocuidado não é egoísmo. Ser uma mãe empreendedora é começar uma série de desafios que perduram enquanto a empresa vive. Assim, esteja preparada para isso. 

Não se esqueça de ter tempo para os seus amigos e para a sua família. Que tal resolver uma pendência por telefonema enquanto sai para caminhar? 

Cuide da sua alimentação para garantir que vá ter forças para uma rotina de muito trabalho, ou seja, priorize uma alimentação saudável. O seu sono também é a base de uma boa saúde e a sua empresa vai depender disso. 

O autocuidado também reflete na sua manutenção de confiança. Não tenha vergonha e medo das suas ideias. Não espere até se sentir confiante para mostrar aos outros o que está fazendo. 

Mostre aos seus amigos e familiares o seu negócio antes de se sentir confortável. Entre no mercado o mais rápido para poder receber um feedback logo de cara.

Para ser uma mãe empreendedora, é fundamental saber que experimentar faz parte do negócio. Essa falta de confiança pode te travar e fazer com que você perca boas oportunidades. 

Como tudo na vida, um novo negócio também está sujeito a falhas e obstáculos no meio do caminho. Porém, são eles que fazem a jornada ser ainda mais recompensadora. 

Vale a pena no final 

Ser mãe já é uma tarefa bem difícil, mas para quem quer uma vida de empreendedorismo, os desafios vão ser ainda maiores. Começar não vai ser fácil e demanda bastante garra e é preciso estar confortável com essa ideia.

São novos desafios chegando todos dias e eles parecem impossíveis de serem resolvidos. Apenas entenda que empreender é assim mesmo e está tudo bem.

O segredo é pensar que mesmo que as coisas não sejam fáceis, a sua tarefa como empreendedora se fortifica. Superar essas dificuldades vai mostrar novas habilidades que você desconhecia, aumentando a sua confiança.

Com essas dicas, fica mais fácil confiar nos seus instintos, crescer e evoluir como mãe e empreendedora. Mostre aos seus filhos que é forte e corajosa e que pode conquistar qualquer coisa. 

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.