As mudanças
Com a crise, o medo e a incerteza cercam o mundo. Muitas famílias mudaram a rotina para se proteger do vírus, das ameaças à saúde e à vida.
A escola, o lazer, o trabalho, a convivência social, tudo está resumido no “fique em casa” e o ambiente tende a ficar tenso e sobrecarregado.
Como conseguir conciliar filhos, casamento, vida profissional, e auto-cuidado? E como lidar com os impactos da pandemia, é o assunto que vamos conversar hoje!
Os Impactos da Pandemia
Somos naturalmente capazes de adaptar as mudanças, sejam elas causadas por acontecimentos bons ou ruins.
Quando o meu organismo começa a ter sinais de sofrimento posso desenvolver o stress, onde o corpo vai ter reações para buscar a adaptação. Este vídeo pode te ajudar a lidar melhor com esta tensão! Confira abaixo!
CONFIRA AS ATIVIDADES INFANTIS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS NO PERÍODO DO ISOLAMENTO SOCIAL!
10 DICAS DE FILMES PARA ASSISTIR NA ÉPOCA DA QUARENTENA!
COMO LIDAR COM A ESCOLA EM CASA EM ÉPOCA DE ISOLAMENTO SOCIAL?
No início há uma produção maior de adrenalina fornecendo energia para as ações de enfrentamento, mas com o passar do tempo chegará a fadiga e a exaustão física e emocional ( ex.prejuízo da memória, gastrite, queda do cabelo, insônia, choro).
O que pode ajudar?
Acordos, flexibilidade e auto-cuidado são excelentes comportamentos para facilitar a adaptação aos impactos da pandemia, para prevenir e tratar o stress. Seguem algumas orientações para as mamães e esposas:
Conversa e muita conversa
Procure conversar e estabelecer regras em acordo com os familiares. Entenda que o Lar e a família serão responsabilidade de todos e multiplica a força.
A casa é espaço comum de direitos e deveres. Até os pequenos devem ajudar em tarefas domésticas compatíveis com sua idade.
Transforme os ambientes deixando-os mais amplos para dar espaço para as crianças, mesmo que você precise guardar, ou empilhar objetos.
A casa adaptada às condições do isolamento social vai criar um ambiente mais leve.
Alternância de atividades
Alternar as atividades que exijam maior concentração com as de maior movimentação, tendo horários para o trabalhos, tarefas escolares, uso de games e do celular, promoverá qualidade de vida.
Se você puder fazer qualquer atividade física até suar, ajudará seu cérebro a produzir substâncias para melhorar seu humor. Envolva a família com momentos de descontração enquanto se exercita .
Planejamento
A exaustão poderá ser evitada se você planejar e dividir as atividades do lar ao longo da semana. Resista a tentação de fazer tudo de uma só vez, ou de ter a casa muito arrumada.
Aprender a lidar com o caos, flexibilizar um lanche, um filme, um horário, um colinho. Toda adaptação exigem mudanças e essas fazem um pouco de bagunça.
Será importante fazer pausas e dormir um pouco enquanto seu bebê dorme durante o dia, por exemplo.
Você só poderá cuidar de seus filhos, marido, casa, home office, se cuidar de si mesma, nos pequenos gestos. Você não tem que dar conta sozinha.
Este artigo foi útil para você? Imagino que te acalmou bastante né! Então, deixe-nos um comentário abaixo e compartilhe com aquela amiga que anda cansada com todos os impactos gerados pela pandemia! Um abraço e até a próxima!
Este artigo foi escrito pela psicóloga Grasiela Mota, atuante há 23 anos, especialista nas áreas clínicas da Saúde e mediação de conflitos. Também é pós graduada em Teologia Sistemática, escritora, palestrante e autora / idealizadora do canal SER GENTE, por Grasiela Mota – esposa e mãe.
Pingback: 5 Estratégias para fazer a ESCOLA EM CASA dar certo, mesmo se seu filho tenha TDAH!
Pingback: Gerencie a sua ansiedade na pandemia com essas 10 dicas agora mesmo!
Pingback: Interação das famílias em tempos de pandemia: os desafios de pais e alunos na convivência diária – Educação Infantil em foco!
Adorei tudo.É verdade com iso da pandemia tudo é muito diferente agora.Fica com amor em Deus é muita confiançã agora mais.Nostra terra precisa amor,paz.Vamois anjos muita forçã.