Desde sempre, fomos acostumados a contar a idade gestacional em meses.
Mas, de algumas décadas até os dias de hoje, médicos obstetras só contam a gestação em semanas, e não em meses.
Mas, afinal há correspondência entre contar a idade gestacional em semanas e meses?
Este assunto é bem polêmico, já que todas as tabelinhas de conversões (semanas para meses) que encontramos por aí são diferentes uma das outras. Vamos conversar sobre isso?
Como funciona a idade gestacional?
A idade gestacional nada mais é que a duração da gestação. E na maioria das vezes não é possível saber o dia e momento exato da fecundação.
Assim, começamos o cálculo a partir da data da última menstruação (DUM).
Utiliza-se semanas e não meses pois cada mês é diferente do outro na quantidade de dias, uns com 30, outros 31 e ainda há fevereiro com 28 ou 29 dias.
Ao calcular a idade da gravidez com base da DUM (data da última mentruação), pressupõe que a ovulação e fecundação ocorreram cerca de 14 dias após a última menstruação.
E isso acontece na maioria dos casos, já que grande parte das mulheres tem ciclo menstrual regular.
Todavia, quando a mulher apresenta ciclo irregular ou apenas não ovulam no 14° dia do ciclo, muito possivelmente o cálculo da idade gestacional será calculado com base no primeiro exame de ultrassom da gravidez, pois quanto mais precoce for o exame, menor será a margem de erro.
Isso pode confundir um pouco se você tentar descobrir a data aproximada da fecundação com base na idade da gestação entende?
Veja só, quando a menstruação atrasa em 2 semanas (em um ciclo de 28 dias) a idade gestacional é de 6 semanas.
Todavia isso não significa uma gravidez de 6 semanas. Isso por que a concepção aconteceu cerca de 14 dias após o início da última menstruação.
Com isso, a fecundação acontece por volta da 2° semana de gestação.
Dessa forma, se você está com 6 semanas de gestação a concepção aconteceu há 4 semanas (sempre 2 semanas a menos que a idade da gestação).
Qual a duração da gravidez?
A gravidez dura cerca de 280 dias, o que corresponde a aproximadamente 40 semanas ou 10 meses lunares. É um pouco mais que 9 meses do nosso calendário né!
E se dividirmos 280 por 30 para converter em meses, teremos 9,3 meses.
Resumindo, é difícil e muito impreciso dizer o tempo da gestação em meses. Basear-se em semanas é mais preciso, afim de que não aconteça confusões.
Quando seu médico falar em data provável do parto (DPP) saiba que a sua gestação irá completar 40 semanas.
Claro que a duração da gestação pode variar um pouco de pessoa para pessoa, e também nem todos bebês nascem na 40° semana.
Assim sendo, é considerado que o recém-nascido seja termo (nascido no tempo adequado) entre a 37 e 42 semanas de gestação. E anteriores á isso, são considerados prematuros.
Algumas gestações ultrapassam as 42 semanas e são consideradas prolongadas. Daí a importância crucial de monitorar a idade gestacional em semanas quando a gestante ultrapassar as 40° semanas.
Contando a idade gestacional em semanas ou meses?
Como dissemos anteriormente, a pergunta correta seria como contar a idade gestacional. Isso porque a gravidez dura 280 dias, o que daria mais de 9 meses, após cálculo feito anteriormente.
Mas mesmo assim, existem muitas tabelas que estimam, idade da gravidez em semanas, convertidas em meses.
Lembre-se bem que é uma estimativa, com isso se atente mais ás semanas e não aos meses, ok? Vamos á tabela:
Quantas semanas correspondem aos meses de gestação?
A idade da gravidez é vagamente definida como o número de semanas entre o primeiro dia do último período menstrual normal da mãe e o dia do parto.
Mais precisamente, a idade gestacional é a diferença entre 14 dias antes da data da concepção e o dia do parto.
Entretanto essa idade gestacional em semanas que falamos tanto não é a idade embriológica real do feto, e sim um padrão universal entre médicos obstetras e neonatologias afim de verificar a maturação fetal.
Esta idade embriológica é o tempo contado a partir da data de fecundação até a data do parto e é 2 semanas menor que a idade gestacional.
Podemos estimar a data da concepção com base no período de ovulação como testes hormonais em casa e/ ou medições da temperatura corporal basal.
Mas a data exata e definitiva da concepção só é conhecida em fertilização in vitro ou em técnicas de reprodução assistidas se forem usadas.
Há vários meios de se basear a idade da gestação. Vejamos:
- Data da concepção
- 1° dia da última menstruação e duração do ciclo
- Ultrassonografia fetal
- Parâmetros físicos após o nascimento
A data provável do parto (DPP) é a data de nascimento esperada. Pode-se calcular a DPP como;
- A data da concepção + 266 dias
- A data da última menstruação (DUM) + 280 dias (40 semanas) para mulheres com ciclos menstruais regulares de 28 dias
- O DUM + 280 dias + (duração do ciclo – 28 dias) para mulheres com ciclos menstruais regulares com duração de 28 dias
Como calcular para saber o tempo da gravidez?
Antes, saiba que o primeiro mês da gravidez começa após a 4° semana. Com isso salve nossa tabela acima.
E antes de qualquer coisa, não esqueça de definir como definir a sua concepção para só então calcular a idade gestacional em semanas.
Você precisa descobrir a DUM (data da última menstruação) para só então ver o cálculo posterior da idade gestacional. Se precisar de alguma ajudinha, conte as informações da primeira ultrassonografia.
Se estou com 23 semanas, estou com quantos meses?
Vamos à um exemplo. E segundo nossa tabela, 23 semanas corresponde ao 5° mês de gravidez. Agora não se esqueça, a verdade é que a gestação dura quase 10 meses mesmo!
Então, nunca será apenas 9 meses e pronto, como popularmente muitos de nós já acreditamos.
Compartilhe essa informação com as futuras mamães que você conhece. Muitas desejam muito descobrir a idade gestacional em semanas x meses, e estão confusas quanto a isso!
Te aguardo nos comentários! Um abraço!
MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Engravidei com ovário policístico, veja meu relato!
5 motivos para não ter o segundo filho
Você sabe quando é seu período fértil? Conheça nossa tabela!