Pular para o conteúdo

Dicas para aproveitar Porto Seguro com Crianças como você nunca viu!

Porto Seguro é um destino turístico popular na Bahia, conhecido por suas praias paradisíacas, belas paisagens naturais e cultura rica.

A cidade é também uma ótima opção para férias em família, com atrações para crianças de todas as idades.

Eu já estive na cidade três vezes, quando criança, na lua de mel e recentemente com meu filho de 9 anos.

Quando ir

O melhor período para visitar Porto Seguro é durante a alta temporada, que vai de dezembro a março.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Apesar que em qualquer época do ano você vai encontrar praia boa e fresca. Mas é claro que se você viver no Centro Oeste do Brasil, vai aproveitar mais ainda.

Em alta temporada, o clima da região é quente e ensolarado, com temperaturas médias de 28 °C. E o verão também é a época de maior movimento na cidade, com preços mais altos e atrações mais lotadas.

E cá entre nós, o sol do verão é bastante significante. Não dá para substimá-lo, é preciso realmente se proteger dele.

Mas se você prefere evitar o agito da alta temporada, pode visitar Porto Seguro durante a baixa temporada, que vai de abril a novembro.

Porto-Seguro-com-Criancas-5-ARRAIAL-D-AJUDA

Nesse período, o clima é ainda agradável, com temperaturas médias de 25 °C. Os preços também são mais baixos e as atrações estão menos lotadas.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Como chegar

Porto Seguro fica no litoral sul da Bahia, a cerca de 700 km da capital, Salvador. A cidade tem um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que recebe voos de várias cidades brasileiras e internacionais.

Porto-Seguro-com-Criancas-8-ARRAIAL-D-AJUDA-1
Maré alta, Estêvão ia fazer barragem de areia para conter as ondas

Você também pode chegar a Porto Seguro de carro, de ônibus ou de barco. Se você estiver vindo de Salvador, a viagem de carro leva cerca de 7 horas.

Se você estiver vindo de outra cidade, é possível pegar um ônibus ou um avião até Salvador e depois seguir para Porto Seguro.

Onde ficar

Porto Seguro oferece uma grande variedade de opções de hospedagem, desde hotéis luxuosos até pousadas econômicas.

Se você estiver viajando com crianças, é importante escolher uma hospedagem que seja adequada para famílias.

Porto-seguro-com-Criancas-2

Este tipo de informação você já verifica nos depoimentos e/ou informações sobre o hotel ou Airbnb.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Eu particularmente prefiro hotel, já que em um Airbnb a administração da alimentação, dos cuidados da casa ficarão por conta dos hóspedes em grande parte.

E com crianças então, melhor sair para comer não é mesmo? E por citar isso, sugiro fortemente que as levem para conhecer o mar, a praia a partir dos 3 anos de idade.

Porto-seguro-com-criancas-onde-ficar

Nesta última viagem que fiz a Porto Seguro tive grande empatia por muitas mães e bebês, que por terem idade inferior à 3, choravam com muita facilidade, entravam em crise de birra exatamente por não saberem falar.

E isso causava estresse nos pais e na própria criança. Eu viajei com meu filho para praia pela primeira vez quando ele tinha 3 anos, fomos para Aracaju.

E a minha sugestão é, aguarde os três anos, ou viaje antes do bebê completar o primeiro ano de vida!

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

As praias

Nesta última viagem notei que Porto Seguro fica exatamente no meio do caminho entre os melhores passeios: A orla Sul (Arraial d ‘Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho) e a Orla Norte (Santa Cruz de Cabrália e Coroa Vermelha.

Taperapuan

A Praia de Taperapuan é a praia de Porto Seguro e fica bem acessível à maioria dos hoteis de Porto Seguro. Eu e minha família já nos hospedamos no Porto das Naus e no Portobello Park.

Porto-seguro-com-criancas-onde-ficar-1
Praia de Taperapuan – Porto Seguro-BA

Este último tem uma estrutura legal para crianças como parque aquático.

Todavia esta praia é lotada, mas muito bem lotada. E alguns trechos é bem cara também, já que é nesta longa praia que situa-se as cabanas mais famosas do Brasil como Tôa Tôa, Axe Moi e outras.

São famosas por conta da quantidade de festas noturnas (chamadas de Luau) e que estão disponível o ano todo, mas com força maior em janeiro, na alta temporada.

Todavia, não curte muito esta praia para as crianças. No início da manhã a praia é bem calma, mas conforme a maré vai subindo, as ondas ficam fortes demais, o suficiente para levar qualquer um de volta para o mar caso esteja aguardando as ondas.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Praias de Trancoso

Trancoso é um vilarejo modesto localizado na orla sul, tendo como referencial a cidade de Porto Seguro. E antes de tudo, já indico ir nessas praias caso vá com Criança.

O Rio Trancoso faz a Praia Nativos e Praia de Coqueiros ficar mais divertida, já que o rio fica entre as praias, proporcionando uma verdadeira “piscina”.

Embora a maré suba e essa “piscina” fique um pouco mais profunda em algumas horas.

O rio Trancoso fica no meio entre a praia do Coqueiro e praia Nativos, e este tem a cor escuro devido à proximidade com os mangues. Veja na foto acima os detalhes.

É uma sensação incrível tomar banho no rio, que horas depois está mais profundo devido a alta da máre das duas praias ao lado. É de fato uma mistura de água doce e água salgada.

Outro detalhe é que as praias da Orla Sul são conhecidas por receber famosos e serem caras, a ponto de haver cobrança de consumação minima nas cabanas das praias.

Começa por R$120, mas há cabanas mais caras, esta foi a mais econômica que encontramos, considerando que estávamos em passeio com a CVC.

Praias de Arraial D’Ajuda

As praias de Arraial d ‘ Ajuda não foram tranquilas como imaginava, exceto se você amar aventuras com a prancha.

Mas é possível se hospedar em Trancoso ou em Arraial D’Ajuda e aproveitar mais o vilarejo em que estiver hospedado.

Exatamente por estamos em Porto Seguro, tivemos um deslocamento de 1h e 30 min para chegar nas praias da orla sul, e olha que nem conhecemos a famosa Praia do Espelho.

Praias de Coroa Vermelha e Santa Cruz de Cabrália

Historiacamente falando tem muito o que fazer nessas pequenas cidades, localizadas na orla norte de Porto Seguro.

Na orla norte os custos com comida em restaurantes costumam ser mais modestos, ou ao menos não existe a consumação mínima.

As praias de Santo André e do Mutá são as melhores, especialmente para crianças. A primeira ficou conhecida porque a seleção de futebol alemã se hospedou na região e curtiu bastante a praia, na época em que jogou com o Brasil e venceu por 7x 1 na Copa do mundo sediada aqui no país.

Tanto a praia do Mutá e a de Santo André, achei bastante calma e apropriada para criança. Mas em qualquer praia, é imprescindível chegar cedo, no máximo as 10h, se puder chegue antes.

Centro Histórico

O centro histórico de Porto Seguro, na Bahia, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Localizado na parte alta da cidade, o centro histórico oferece uma vista panorâmica deslumbrante para o mar.

O local é repleto de construções históricas, artesanatos, restaurantes e lojas.

Entre os principais pontos turísticos do centro histórico de Porto Seguro estão:

  • Museu do Centro Histórico de Porto Seguro: O museu funciona na antiga Casa da Câmara e Cadeia, construída no século XVI. O museu abriga uma coleção de artefatos arqueológicos, históricos e culturais da região.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena: A igreja foi construída no século XVI e é dedicada à padroeira da cidade. A igreja é um dos principais símbolos de Porto Seguro.
  • Farol de Porto Seguro: O farol foi construído em 1834 e é um dos mais antigos do Brasil. O farol oferece uma vista panorâmica da cidade e do mar.
Porto-seguro-com-Criancas
Farol do Centro Histórico de Porto Seguro-BA
  • Rua do Mucugê: A rua é uma das mais famosas da cidade e é repleta de lojas de artesanatos, restaurantes e bares.

Além desses pontos turísticos, o centro histórico de Porto Seguro oferece uma variedade de atrações, como:

  • Demonstrações de capoeira: A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que tem suas origens em Porto Seguro. É comum ver apresentações de capoeira nas ruas do centro histórico.
  • Artesanatos: O artesanato é uma das principais atrações do centro histórico de Porto Seguro. É possível encontrar uma variedade de artesanatos, como peças de cerâmica, roupas, bijuterias e artigos religiosos.
  • Restaurantes: O centro histórico oferece uma variedade de restaurantes, que servem pratos típicos da Bahia, como acarajé, moqueca e vatapá.

Passarela do Álcool

A Passarela do Descobrimento, também conhecida como Passarela do Álcool, é um dos principais pontos turísticos de Porto Seguro, na Bahia. A passarela é um calçadão à beira-mar com cerca de 700 metros de extensão, repleto de bares, restaurantes, lojas e quiosques.

A passarela é um lugar animado e movimentado, especialmente à noite. É um ótimo lugar para experimentar a culinária baiana, ouvir música ao vivo e aproveitar a vida noturna de Porto Seguro.

Aqui estão algumas das coisas que você pode encontrar na Passarela do Descobrimento:

  • Bares e restaurantes: A passarela abriga uma variedade de bares e restaurantes, que servem pratos típicos da Bahia, como acarajé, moqueca e vatapá.
  • Loja de artesanato: A passarela é um ótimo lugar para comprar artesanatos baianos, como peças de cerâmica, roupas, bijuterias e artigos religiosos.
  • Quiosques: Os quiosques da passarela servem bebidas e petiscos, além de oferecerem música ao vivo.
  • Demonstrações de capoeira: É comum ver apresentações de capoeira na passarela. A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que tem suas origens em Porto Seguro.
Porto-seguro-com-Criancas-3

A Passarela do Descobrimento é uma atração imperdível para quem visita Porto Seguro. É um lugar animado e vibrante, que oferece uma variedade de atrações para todos os gostos.

Dicas Extras

Aqui estão algumas dicas para planejar uma viagem para Porto Seguro com crianças:

  • Faça um roteiro com antecedência: Isso ajudará você a se planejar e a aproveitar melhor o seu tempo na cidade.
  • Leve roupas e acessórios confortáveis: As crianças vão passar muito tempo na praia, então é importante levar roupas e acessórios confortáveis.
  • Não esqueça o protetor solar: O sol em Porto Seguro é forte, então é importante proteger as crianças com protetor solar.
  • Aproveite as atrações gratuitas: Porto Seguro oferece uma variedade de atrações gratuitas, como as praias e a Passarela do Descobrimento.

Com um pouco de planejamento, você pode garantir que as crianças tenham férias inesquecíveis em Porto Seguro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

INSCREVA-SE!

EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!