Se para as mães, trabalhar (fora ou em casa) já é um desafio, imagine o que dizer de tudo isso no ano de 2020?
Já existem comprovações que a pandemia impactou drasticamente a rotina de muitas mães que trabalhavam para prover o sustento da família.
E nesta questão, não faz diferença se a mãe trabalhava fora ou em casa. Isso porque agora TODAS devem ficar em casa.
Então o desafio acaba sendo bem maior para muitas mães que estavam acostumadas com a rotina toda fora de casa!
A rotina de antes (da pandemia 2020)
A MÃE QUE TRABALHA FORA
Antes, a vida da mãe que trabalha fora acontecia de fato fora de casa. Enfim, a família toda passava o dia fora de casa e se reunia no fim do dia.
Crianças e bebês passavam o dia nas escolas, berçários ou creches. Turno integral em alguns casos.
Com isso até mesmo o horário das refeições em família era sacrificado. Ou melhor, postergado para o horário do jantar a noite.
Há ainda aquela mãe que trabalha fora, porém os filhos ficam em casa com babá ou cuidadora.
Desta forma duas rotinas acontecem: a das crianças com a cuidadora e a da mãe que trabalha (fora de casa).
A MÃE QUE TRABALHA EM CASA
Se você acha que a pandemia facilitou ou no mínimo não atingiu de forma negativa a rotina da mãe que trabalha em casa….Está enganada!
Nós, que trabalhamos em casa levamos o trabalho de cuidar da manutenção da casa de brinde. Em raros casos isso não acontece.
Mas quem aí curte passar uma manhã no computador pensando nas roupas sujas que não vão sozinhas para a máquina de lavar? Isso pra não falar do preparo das refeições e limpeza em geral.
A rotina depois (da pandemia 2020)
Agora que você viu como era a rotina da mãe que trabalha em casa ou fora dela, vamos ver a rotina de todas…já que agora os desafios são comuns à todas!
Devido à quarentena (LOCKDOWN em alguns casos) a rotina familiar foi obrigada a mudar.
E com isso muitas mães foram obrigadas a trabalharem em casa. Isso quando não perderam o emprego.
E TODAS as mães foram obrigadas a conciliar o trabalho em casa, seja os afazeres de casa ou não com as aulas online.
Quase um milhão de mães saíram de seus empregos desde o início da paralização por conta da pandemia.
Muitas conseguiram reduzir a jornada de trabalho para cuidar dos filhos e dos afazeres domésticos. Isso tudo porque escolas e creches estão fechadas.
E a partir disso você pode imaginar vários cenários. Confira aí!
A MÃE EMPREENDEDORA
Eu me encaixo nesta aí. Sou arquiteta e criadora de conteúdo neste blog. E se já não era fácil antes quando eu contava com a escola, imagine agora com meu filho o dia todo por perto!
Mas além dele estar por perto, ele tem de estar em dia com o ano letivo, daí vem as aulas online! Um martírio para muitas mães, e eu me incluo.
Os afazeres domésticos? A gente vai levando. Mas o lado bom é que por ser obrigada a estar em casa por tanto tempo a família toda está mais envolvida nos afazeres e cuidados com a casa. E eu estou me referindo inclusive ao marido! 😁
A MÃE PROFESSORA
Pense, as professoras tiveram de aprender de uma hora para outra a gravar aulas online. E em muitos casos a editar vídeo e postar no youtube. E em outros a lidar com plataformas de aulas ao vivo como Zoom e Meet.
E muitas professoras são mães como eu e você, que precisam administrar as aulas online do próprio filho, os afazeres da própria casa e enfim. Temos muito em comum não é mesmo? Tenho muita admiração por vocês professoras! 🥰
A MÃE QUE TRABALHAVA FORA
Talvez essa mãe tenha um pouco, ou até mais de dificuldade que a mãe empreendedora para equilibrar todas as novas responsabilidades.
Isso se ela não tiver apoio né. Mas sabe o que tenho aprendido?
No início o companheiro até pode não ajudar muito, mas o tédio por estar em casa é tão grande, que logo logo ele vai se mexer! 😂 Experiência própria!
A MÃE QUE CONTINUA TRABALHANDO FORA
Em alguns casos a mãe pode continuar trabalhando fora, é o caso se você trabalhar na área da saúde ou em área relacionada à serviço essencial como supermercado.
Você precisa comparecer ao trabalho, se expor ao risco de ter COVID e ainda de estar por dentro das aulas online de seu filho….e agora? É uma situação mais complexa que a das mães anteriores?
Não se você tiver a rede de apoio! Vamos lá, você precisa que alguém te ajude a cuidar do ano escolar de seu filho!
As responsabilidades dos afazeres domésticos nem vou mencionar porque isso é uma realidade já conhecida e vivida antes da pandemia, no caso do LOCK DOWN.
A MÃE DESEMPREGADA
Entre todas as mães mencionadas, esta é a que enfrenta uma situação mais difícil. Sabemos que sem dinheiro…nada flui não é mesmo?
Mais que as outras responsabilidades essa mãe vai precisa de muita ajuda fazer com que a rotina aconteça!
Conclusão
Agora me conte qual mãe você é? E se eu tiver esquecido de uma, conte aí nos comentários tá!