5 dicas de Pinterest para crescer o tráfego do seu blog!

Dicas de Pinterest (para negócios!)

Estou muito animada para falar sobre algo que foi decisivo no crescimento do meu blog. Inclusive recebo bastante perguntas sobre isso!

Certamente você já sabe que o Pinterest é uma das melhores formas de se obter tráfego orgânico (grátis) para o seu blog e modo relativamente rápido.

Essencialmente, o Pinterest é o sonho de quem está iniciando um blog. Com isso você precisa iniciar corretamente na plataforma para começar a ver o seu blog decolar.

Veja bem, o Pinterest é um mecanismo de busca, e não uma mídia social como instagram ou facebook.

dicas de Pinterest (2)

O Pinterest utiliza palavras-chave para ajudar a entregar resultados de pesquisa para a pessoa que a realizou. 

E é por isso que é tão importante que você utilize o SEO adequado do Pinterest para obter tráfego do blog.

Sem a palavra-chave correta e outras técnicas de SEO, o Pinterest simplesmente não saberá a que seu pin está relacionado e não saberá a quem mostrá-lo.

Lembrando que o Pinterest lê o pin tanto no quesito textual como na imagem também!

Portanto, se você deseja mais tráfego para o seu blog e está pronto começar a trabalhar, este artigo é pra você!

Utilize a palavra-chave no pin

Esta é a dica máxima! Como eu disse, o Pinterest pode ver o seu pin na íntegra! Sabe o que quero dizer?

Quero dizer que o algoritmo do Pinterest pode “ler” o texto em seu pin e usar essa informação para determinar do que se trata seu pin. 

dicas de Pinterest (1)

É por isso que é tão importante usar sua palavra-chave dentro do texto real do próprio pin. Na imagem mesmo!

Se você puder inserir um segundo termo chave, melhor ainda. Embora isso normalmente seja difícil, pois você não terá muito espaço. Confira esse exemplo:

Otimize a descrição com mais termos-chaves

Parece óbvio, caso você já conheça o Pinterest. Entretanto colocar a mesma palavra-chave em sua descrição é muito importante!

Como mencionei anteriormente, o Pinterest usa as palavras no título do pin e na sua descrição para determinar do que se trata o pin e a quem entregá-lo.

Você não deve apenas incluir sua palavra-chave principal na descrição, mas sim usá-la em uma ou duas palavras-chave relacionadas de uma forma natural.

A chave aqui é contextualizar as frases com os termos chaves, para que tudo pareça natural!

Quando o Pinterest apareceu pela primeira vez no cenário dos mecanismos de busca, você poderia simplesmente inserir palavras-chave na descrição e obter muito tráfego. 

Veja este meu exemplo, e que me rendeu muitos cliques!

Dicas-de-Pinterest-descricao-2

A palavra chave utilizada foi “acalmar o bebê”. Esta palavra está presente no próprio pin (imagem), no título do Pin e também na descrição dele.

Entretanto, utilizei alguns termos chaves que também são relacionados à “acalmar o bebê”. Utilizei “exterogestação” e “regra dos 5 s”. Veja como ficou a descrição:

Bebês agitados, que demoram a pegar no sono. São muitos nesta condição e poucos são os entendimentos de como acalmá-los. Há entretanto uma técnica que visa justamente acalmar bebês recém-nascidos de um modo curioso. Clique e descubra a regra dos 5 s para acalmar o bebê e veja também a relação com o conceito da exterogestação.”

Você entende que a naturalidade está no fato de você conversar com o leitor do seu pin? No meu caso, é uma leitora, mulher mãe de um recém-nascido!

O algoritmo do Pinterest tem se aprimorado cada vez mais. E com isso, você acaba não precisando inserir tantos termos mecanicamente. Pois ele acaba entendendo a naturalidade das frases escritas.

Você deve ser a 1°pessoa a pinar o seu pin específico!

O Pinterest quer que você, o criador do conteúdo e do pin, seja a primeira pessoa a fixá-lo .

Isso significa que, ao criar um novo pin e adicioná-lo à postagem do seu blog, você deve imediatamente fixá-lo no painel do seu perfil do pinterest mais relevante!

A imagem do seu pin deve se relacionar com o conteúdo dele (link o qual direciona)

Eis o segredo de pins que dão certo! Você sabia que o Pinterest não só pode ler seu pin, mas também pode “ver” e reconhecer sua imagem?

É loucura, mas é a verdade! Todas as imagens que o criador insere nos pins são consideradas. Daí o Pinterest decide quais pins mostrar, de acordo com a relevância de cada pin.

Com a prática você vai perceber qual imagem funciona melhor para o seu nicho!

Eu descobri por exemplo que meus pins convertem mais quando eu literalmente consigo traduzir o pin através da imagem dele! Veja este exemplo:

Dicas-de-Pinterest-imagem-do-pin

O título e palavra chave do pin é “como fazer seu filho obedecer”. Coincidentemente o título e o termo chave são o mesmo.

E para concluir com “chave de outro” escolhi uma imagem que transmitisse a ideia de filho obedecer! E a ideia deu certo! Prova disso é a quantidade de impressões e cliques deste pin!

E isso acontece em muitos outros pins. A sensação disso é que o Pinterest entende melhor a mensagem que quero passar no pin! E com isso, obviamente, o tráfego dispara, a distribuição do pin também!

DICA DE PINTEREST (EXTRA!) : Pesquise no próprio Pinterest pins do seu nicho para verificar os tipos de imagens utilizadas. Verifique a aparência dos 10 principais pins que aparecem!

A palavra chave deve estar no pin e na descrição

Você sabia que o Pinterest também analisa a postagem do blog para a qual você cria um link para obter informações sobre o assunto da sua postagem?

Fato é que o Pinterest realmente lê a postagem do seu blog e usa o título e as palavras-chave para determinar do que se trata o seu pin e para quem ele deve ser entregue.

CONFIRA: 3 FORMAS DE GANHAR DINHEIRO COM BLOG!

Prova disso é que se você não preencher o título do pin, ele “puxa” o título do link do pin que você inseriu!

dica de pinterest (2)

E com isso temos mais uma oportunidade de aprimorar a entrega do pin. Porque não melhorar o título do pin, utilizando um título diferente do link do pin?

Quando você olha para todo o conjunto, percebe que o Pinterest precisa que tudo esteja conectado e relevante desde o início. 

E ele começa do seu blog ao título do pin, à imagem e descrição do pin. O Pinterest realmente deseja ver muita consistência nisso.

E, claro, usar as dicas de Pinterest corretamente, principalmente estas que equivalem à SEO. Reitero que sem elas, não haverá crescimento no seu blog.

Resumo

Vou resumir o que disse até aqui para facilitar todo o trabalho que você vai colocar em prática a partir de agora! Eis as minhas top dicas de Pinterest:

  • Usar palavra-chave no texto do pin
  • Usar palavra-chave e algumas outras relacionadas na descrição
  • Certifique-se de que a imagem do pin se relaciona com o mesmo
  • O título do artigo do seu blog deve conter a mesma palavra-chave do seu pin
  • Certifique-se de ser a primeira pessoa a salvar o seu pin

Anotou tudo? Agora mãos a obra! E me conta aqui o que achou dessas dicas! 😘

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.