No dia 8 de março é comemorado em todo o mundo o dia internacional da mulher, data comemorada desde o início da jornada de manifestações pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino em 1975 na Europa e nos Estado Unidos.
Desde então a data é lembrada para dar força ao sexo conhecido como frágil, mas que desempenha múltiplos papeis na sociedade em todo o mundo.
Mesmo com divergências salariais, imposição de papéis domésticos e preconceito em muitos cargos, as mulheres têm mostrado sua competência e dinamismo no desenvolvimento dos seus muitos papéis na sociedade.
Com o passar dos anos muitos cargos que não eram vistos como femininos passaram a ser ocupados por mulheres, que agora tiveram que quebrar outro tabu, o de ser mãe e esposa para suas famílias.
Maternidade x sucesso profissional
A maternidade continua sendo o sonho de muitas mulheres que também carregam consigo o desejo de serem bem sucedidas nos seus cargos.
Mas quando você escolhe ser bem sucedida em um destes objetivos o outro desejo é adicionado e não excluído da lista de atividades desempenhadas.
Muito dinâmicas e capazes de fazer mais de uma atividade em simultâneo, como diz a fama, as mulheres do século XXI agregam tarefas entre o profissional e o pessoal.
Quando uma mulher escolhe ser mãe e continuar desempenhando seu papel profissional, ela deve por obrigação se dividir com muita competência entre suas novas exigências, nem sempre isso é uma tarefa fácil, principalmente em um momento de trabalhos, home office.
Os trabalhos remotos desenvolvidos nos últimos tempos, mediante uma extrema mudança de estrutura do mundo corporativo, mostraram a eficiência do trabalho remoto.
Trabalhar em casa pode ser a utopia de trabalho perfeito, para muitos, mas para quem também desempenha o papel de mãe, pode ser algo um pouco mais complicado.
O trabalho remoto já demanda muita dedicação e disciplina. Somado a maternidade, deve ser visto com mais disciplina ainda, por que para um bom desempenho das duas atividades ela depende da compreensão dos que estão em casa com ela.
As crianças não entendem que a mamãe está em casa, mas também esta em horário de trabalho. Quantas reuniões remotas você já viu por aí que ao fundo tem uma criança brincando ou entrando sem perceber na sala de trabalho?
Confira: FUI DEMITIDA APÓS SER MÃE!
VIDA DE MÃE PROFISSIONAL : DILEMA?
A atuação em mais de um papel na sociedade requer muita conversa e organização.
É necessário organizar o tempo e mostrar a criança que você, naquele momento, não pode dar atenção a ela, mas que depois irá se dedicar totalmente a alguma atividade especial para eles.
Organização é tudo
Organizar o tempo, as atividades e o ambiente são características cruciais para que o desenvolvimento de atividades remotas junto a crianças aconteçam em harmonia.
As conversas também são de extrema importância, a partir dos dois anos de idade acredite, eles já entendem uma conversa franca, desde que depois eles tenham, algo que considerem um prêmio por terem se comportado.
Já para os menores de 2 anos, é melhor você buscar alguém que possa ajudar durante o período de trabalho remoto, pois eles demandam mais atenção e cuidados.
Dia da internacional da mulher: data mais que merecida
A data é comemorada com buquês de rosas e encontros especiais, trazendo a lembrança de quem tanto se dedica a desempenhar muitos papéis, mesmo que não seja tão valorizada na sociedade, sendo uma data muito especial.
As mulheres ainda enfrentam dificuldades como a desigualdade salarial e os abusos dentro e fora de casa, mas este período relembra esses desníveis sociais, levantando a bandeira da mulher, e mostrando que uma cidadã pode de forma super competente desempenhar muitos papéis que a sociedade necessita com louvor.
E você, quer ler mais dicas? Acesse A Melhor Escolha!