Como a sustentabilidade pode se encaixar na decoração da sua casa

Atualmente tem sido muito discutida a sustentabilidade, ela está sendo inserida na produção e consumo de alimentos, descarte de lixo e na hora de pensar em decorar sua casa não é diferente.

Você pode implementar ela com móveis planejados, reutilizando móveis antigos depois de os reformar e de outras maneiras que iremos falar a seguir.

Mas o que é e como aplicar a sustentabilidade na decoração da minha casa? Se você quer saber continue lendo.

decoração sustentável (3)

O que é sustentabilidade?

Basicamente, sustentabilidade são atitudes que você pode ter para criar um mundo futuro onde seja possível habitar, ou seja, tomar medidas para que seus filhos ou netos herdem essa casa que chamamos de Terra.

Confira também: DICAS PROFISSIONAIS DE COMO DECORAR QUARTO DE BEBÊ!

Você pode começar a pensar nos impactos negativos que causamos ao meio ambiente, na hora de se alimentar, ao comprar roupa, descartar o lixo, se locomover e até decorar a casa ou o seu apartamento. A partir disso pensamos em maneiras de diminuir esses prejuízos.

Podemos ser sustentáveis ao escolher móveis de madeira que possuem origem de madeira de reflorestamento ao invés de incentivar o desmatamento, podemos reformar aquela mobília antiga que parece ser lixo, mas na verdade só precisa de uma mão de tinta.

6 dicas para ter uma decoração mais sustentável

Responsabilidade ecológica

Essa primeira dica é sobre você pesquisar a origem dos produtos que você compra, por exemplo, os móveis geralmente são de madeira, então você pode buscar por fabricantes que os façam com madeira de reflorestamento, os móveis sob medida oferecem essa possibilidade de forma mais eficiente.

Ao invés de optar por qualquer material, faça essa escolha por você e pelas gerações futuras que irão agradecer a você.

Reutilize, recupere, recicle

decoração sustentável (1)

A segunda dica também é bem importante, muitas vezes temos muitos móveis que aparentam estar velhos demais, entretanto, sua vida útil ainda é longa.

Nessa situação, escolha reformar ele, evite descartar o que não precisa, pinte, dê um novo acabamento a ele. Seu bolso e o meio ambiente irão gostar dessa decisão.

Outra coisa que você pode fazer é recuperar, vá a bazares ou opte por lojas que já entregam os objetos prontos para seu uso.

Além de ser uma alternativa mais barata para você decorar seu cantinho, também evita a produção de ainda mais lixo.

Mas eu sei que alguma coisa acabará sendo descartada, neste momento, descarte certo, procure por postos de coleta de material reciclável, isso levará apenas alguns minutos a mais do seu dia, mas valerá a pena.

Separe as partes de materiais igual do seu antigo móvel e o leve para o lugar certo, ou até um ferro velho e descarte o material de forma certa.

Materiais não convencionais

Além de sustentáveis, há materiais que estão muito em alta para confeccionar um novo móvel.

Use paletes, caixotes de madeira e vasos reformados, eles não serão só materiais ecologicamente corretos como também irá adicionar um certo charme ao ambiente.

Use também outros materiais reciclados, ferro, alumínio, jarros e garrafas de vidro podem servir de muitas maneiras.

decoração sustentável (2)

Adicione um pouco de natureza

Na hora de decorar, adicione plantas à sua decoração, mesmo que não mude a situação a da atmosfera do nosso planeta de uma vez, isso com certeza será um avanço.

As plantas desenvolvem um papel importante no meio ambiente, que é a captação do gás carbônico e a conversão dele em oxigênio.

Além disso, as plantas adicionarão ao seu lar uma paz e tranquilidade que só elas transmitem.

Então pense em incorporar esse item em sua decoração, só tem benefícios.

Economize energia elétrica

Na hora de decorar ou até mesmo reformar, pense em formas de favorecer a iluminação natural em sua casa. Você economizará muito dinheiro e ainda ajudará o meio ambiente.

decoração sustentável

Janelas grandes e claraboias serão muito eficientes para integrar esse fator em sua decoração, elas integrarão bem o ambiente externo ao interno, e você será beneficiado pela luz do Sol até o momento em que ele se põe.

Atente-se as estruturas

A última, mas não menos importante dica é para que você fique atento as estruturas do seu lar, procure vazamentos ou irregularidades na fiação, essas coisas podem estar causando prejuízo tanto a você quanto ao meio ambiente.

Verifique se há algum vazamento e tente consertá-lo o quanto antes, isso ajudará muito, impedindo o desperdício de água, um dos principais problemas que a humanidade vem enfrentando.

Agora você só precisa pegar essas dicas e aplicar elas no momento de decorar ou redecorar seu cantinho.

Tente se lembrar de que a Terra também é sua casa, antes mesmo do seu imóvel. Você pode sim fazer a diferença em toda essa situação, um a mais ou a menos faz sim toda a diferença.

Pense como você pode encaixar sustentabilidade na decoração da sua casa e em outros aspectos da sua vida. Agora é  só começar.

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.