Bebês recém-nascidos costumam ter dificuldades para pegar no sono. Mas independente disso, sempre paira uma dúvida na cabeça das mamães de primeira viagem: Tem problema o bebê dormir de bruço?
Quando Estêvão nasceu, já sabia desta recomendação. Todavia, meus conhecimentos não são como agora. Naquela época, muito se indicava que o bebê dormisse de lado (para a cabeça não ficar amassada).
E também havia os palpites das vovós para o bebê dormir de bruço. Confesso que ficava perdida com tanta opinião.
Mas algo descobri nisso tudo! A cabeça do bebê fica achatada se ele ficar sempre na mesma posição (barriga para cima constantemente!). Então, veja esta dica:
Coloque o bebê recém-nascido para dormir de barriga para cima mas alterne com a posição de lado desde que esteja apoiado em algo que o impeça de virar. E fique de olho!
Bebê dormir de bruço
A ocorrência de morte súbita de recém-nascidos diminui drasticamente após a nova recomendação, que indica que os bebês com até 6 meses de vida devem dormir de barriga para cima!
Ainda assim, muitas de nós nos perguntamos se o bebê não engasga, dormindo nesta posição. E a resposta é não, justamente porque a barriguinha dele estará para a cima, mas a cabecinha para o lado.
Mas e a posição de lado? Ela é inofensiva em relação à morte súbida. Entretanto, o bebê se vira para a posição de bruço mais facilmente se estiver de lado! Então, fique de olho!
Outro fator positivo de o bebê dormir de barriga para cima é que esta posição está relacionada a um número menor de infecções de ouvido e nariz entupido.
E a cabeça achatada?
A recomendação para que os bebês passassem a dormir de barriga para cima em decorrência da morte súbita, resultou em um aumento significativo nos casos de bebê com assimetrias cranianas (cabeças achatadas).
Este problema também é conhecido como plagiocefalia posicional. E isso acontece porque o crânio do recém-nascido é formado por placas móveis.
E essa motilidade é necessária para que o bebê passe pelo canal na hora do parto. Este espaço entre as placas também permite que o bebê cresça.
A questão é que se o recém-nascido fica deitado na mesma posição, as placas não se movimentam na região da cabeça que está poiada. Assim, ela fica plana.
Nos Estados Unidos, cerca de 13% das crianças saudáveis têm algum achatamento na cabeça.
E agora?
Agora, não basta o bebê não dormir de bruço e dormir de barriga para cima! Há novas recomendações de cuidados com a cabeça do bebê para serem seguidas, de acordo com a revista científica Pediatrics:
Por isso, novas recomendações de cuidados com a cabeça do bebê foram publicadas na revista científica Pediatrics para prevenir esse tipo de problema. Confira:
- Aumente o tempo em que a criança fique de barriga para baixo, passando pelo menos 30 minutos por dia nessa posição. Isso para que se acostume e desenvolva os músculos do pescoço e nuca.
- Incentive o bebê a virar a cabeça em direções diferentes em quanto dorme, no berço.
- Cuidado com a cadeirinha (auto). O apoio de cabeça da mesma é duro e pode facilitar que o bebê desenvolva assimetria. Por isso a importância da criança ficar no bebê conforto apenas quando estiver no carro. Especialmente se o bebê tiver menos de 6 meses.
- Com a sua supervisão, o bebê pode dormir de lado e até de barriga para baixo, mas se você estiver por perto!
- No colo, segure-o na posição vertical, apoiando a cabeça em seu braço ou ombro. e alterne a posição na hora de amamentar.
- Este reposicionamento é suficiente para evitar a plagiocefalia posicional, na maioria dos casos. Mas lembre-se que, quanto mais cedo a assimetria for descoberta, mais fácil será o tratamento.
Lembrando que em casos severos, a plagiocefalia posicional, pode causar o fechamento da mandíbula e problemas visuais.
Mas, na maioria dos casos, é apenas um problema estético e não prejudica o desenvolvimento da criança.
A minha experiência
Estranhamento, Estêvão jamais passou a noite na minha cama antes dos 4 anos. Podem rir à vontade! Quando bebê ele dormiu sempre no bercinho e no quartinho dele!
Admiro-me, em saber que também não tive babá eletrônica, apesar do quarto ser ao lado!
Eu tinha muito receio desta tal “morte súbida”, mas também não queria ver meu filho com a cabeça achatada!
Então , eu fiz o que pude para tentar evitar isso! E assim, o Estêvão dormia no berço com a cabecinha ora em uma direção, ora em outra. E quase sempre com a barriga para cima. Ou ainda, de lado, sempre apoiado para não virar.
Agora vamos conversar! Você já conhecia sobre a morte súbita infantil e a cabeça achatada?
Este artigo foi útil? Compartilhe! 😙🤗
LEIA TAMBÉM
Pingback: Visita ao recém-nascido: Confira quais são as 11 regras essenciais!