O parent coaching, também conhecido como coaching parental, coaching familiar ou coaching para pais e filhos, é um dos principais tipos de coaching. Surgiu no início da década de 2000 dos Estados Unidos e no Canadá e hoje já está presente em muitos países, entre eles o Brasil, através da Parent Coaching Brasil.
Conforme a ACPI (Academy for Coaching Parents International) o papel do processo de coaching familiar é “capacitar e sustentar as relações familiares” e “fazer a diferença na vida das famílias”.
O processo de coaching para pais possui o objetivo principal de ajudar a família a superar os seus desafios parentais. Usando uma metodologia específica, o coach parental ajuda o cliente (coachee) a para descobrir os principais aspectos positivos dentro do sistema familiar e a traçar bases sólidas, como forças, valores, propósito e legado, para nortear as decisões e construir um ambiente familiar saudável.
Toda mãe, pai ou cuidador tem dentro de si as ferramentas certas para estruturar a própria família. O que eles precisam é de alguém que aponte o caminho e ajude-os a ampliar a mente. É um processo, em que os pais e o coach parental trabalham juntos, de modo colaborativo, criando soluções, conexões e clareza para:
- implementar um plano para tratar os problemas atuais da família;
- criar estrutura familiar adequada para cada idade dos filhos;
- desenvolver confiança dos pais nas habilidades parentais;
- apoiar o trabalho de escolas e programas educacionais;
- desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes;
- trabalhar o sistema familiar e os relacionamentos;
- fornecer ensino e educação contínuos para os pais.
É no contexto dos desafios do mundo moderno que o coaching parental pode ser aplicado com extrema eficiência, como forma de devolver aos pais a autonomia para serem os líderes da vida dos filhos – para envolvê-los na educação, torná-los mais participativos e, principalmente, fazê-los se responsabilizar pelo sucesso da educação saudável e da prevenção da saúde física, mental e emocional dos seus filhos.
Filhos são espelhos. Cuidar dos pais por meio do coaching familiar é, para a sociedade moderna, a melhor forma de prevenção.
Quem pode aplicar o processo de Parent Coaching?
Assim como em outros segmentos, também existe a figura do coach, profissional qualificado para ajudar os pais a alcançarem seus objetivos de vida. É extremamente importante que o profissional seja formado com ferramentas específicas para o nicho parental, de forma a extrair os melhores resultados.
Isso porque o nicho parental é bastante específico e requer do coach parental um conhecimento sobre os ciclos de vida das famílias, os principais desafios de cada ciclo e sobre o funcionamento de um sistema familiar.
Dentro de cada etapa e ciclo do processo de coaching familiar, o profissional terá à disposição ferramentas para trabalhar as dinâmicas familiares e levar o cliente a conquistar objetivos respeitando os seus próprios ciclos de vida e os dos filhos.
Como funciona a formação completa Parent Coaching?
A Parent Coaching Brasil possui a formação completa Expert. Nela, a profissional tem à sua disposição toda a fundamentação teórica para atuar no nicho, desde os princípios básicos para atender esse tipo de público, até as ferramentas já prontas para causar impacto em famílias.
Durante todo o processo de coaching parental, o coach será capaz de devolver aos pais seus valores e visão básicos, para si e para seus filhos, transformando assim suas vidas e nossos mundo. O coach formado pela Parent Coaching Brasil abre o espaço para que os pais possam explorar, examinar e descobrir soluções que fazem sentido para aquele núcleo familiar.
O método utilizado pela Parent Coaching Brasil é o S.E.R – Significado, Emoções e Relacionamentos.
Significado
É a bússola. Determina os valores de cada membro da família, CRIA a identidade. Quem é essa mãe nessa fase do filho? O que ela se tornou? Quem ela gostaria de ter se tornado? Como ela pode se tornar o que ele deseja (eu ideal)?
Quem é esse filho. Quem esse filho se tornou? Como aceitar esse filho, aceitar que ele cresceu, que ele mudou?
Emoções
É o pano de fundo. As emoções são um fio condutor para o bem-estar e a satisfação. Aprender a gerar em você emoções positivas vai
ampliar a sua consciência naturalmente e te permitir ver novos caminhos. Aqui você vai aprender a lidar com a sua raiva, a sua tristeza, a sua sensação de fracasso, culpa. E vai aprender a lidar com as mudanças das fases do filho.
Relacionamentos
É a bússola. Determina os valores de cada membro da família, CRIA a identidade.
Quem é essa mãe nessa fase do filho? O que ela se tornou? Quem ela gostaria de ter se tornado? Como ela pode se tornar o que ele deseja (eu ideal)?
Quem é esse filho. Quem esse filho se tornou? Como aceitar esse filho, aceitar que ele cresceu, que ele mudou? Como usar essa realidade para fortalecer e não para diminuir a relação?
Nossos padrões são os mais altos. Integridade é um dos nossos valores. Por este motivo queremos profissionais realmente engajados na causa de transformar pais e filhos.