Um ambiente preparado para receber brinquedos é chamado brinquedoteca. Mas afinal, o que é brinquedoteca? E o que ela tem de tão especial para chamar atenção de muitos?
Confira aqui como simplificar este conceito e ainda analisar possibilidades de criar um ambiente de brincar para seu filho em sua casa.
Afinal, o que é brinquedoteca?
A brinquedoteca nada mais é que um ambiente onde a criança brinca. Com isso nele deverão estar organizados brinquedos e outros móveis de apoio e relacionados.
Infelizmente muitos ainda imaginam que este ambiente é algo possível apenas para quem demanda de muito dinheiro ou algo assim. Mas é um engano.
Planejamento é o segredo. A condição financeira está em segundo plano. Uma brinquedoteca não precisa ser chique e ornamentada.
Precisa sim ter brinquedos, ser segura e é uma excelente ideia se ela for colorida, o que chama atenção da criançada.
Encare a brinquedoteca como um quarto de brincar, de modo que caso não haja espaço sobrando na sua casa, você pode inserir esse cantinho de brincar no próprio quarto da criança.
Planejando a brinquedoteca
Antes de qualquer coisa vamos nos ater a idade do usuário, e na maioria das vezes é um bebê que vai usufruir desse espaço conforme vai crescendo.
Desta forma, você precisará estabelecer obrigatoriamente alguns itens:
- Tapetes de E.V.A. ou apropriado para bebês
- Prateleiras ou nichos (para deixar brinquedos à mostra)
- Organizador de brinquedos
- Pense no lúdico
- Mesa de atividades da altura da criança
- Lousa
- TV
Uma TV é opcional, assim como uma caminha para a hora da soneca. Não se esqueça de proteger as tomadas e quinas.
Vamos analisar um a uma agora?
1 TAPETES
Tapetes de E.V.A. ou adequados para bebês são indicados principalmente pro conta da fase do engatinhar do bebê. E dessa forma reduz as chances da criança machucar ao cair e levantar.
2 PRATELEIRAS E NICHOS
As crianças precisam ver os brinquedos para ter o desejo de brincar com eles. Dessa forma, nada melhor que nichos e prateleiras para que estes fiquem expostos.
3 ORGANIZADOR DE BRIQNUEDOS
Caixas organizadoras. Isso é o ideal para organizar brinquedos. E se possível você ainda pode organizar por tipo de brinquedos. Por exemplo, colocando brinquedos de montar em uma caixa e carrinhos pequenos em outra.
4 PENSE NO LÚDICO
Nada de planejar este espaço de forma monocromática. Não economize no lúdico e nas cores aqui. O lado bom é que os próprios brinquedos já são bem coloridos, o que contribuem para a decoração lúdica do ambiente.
5 MESA DE ATIVIDADES
Há atividades que são melhores realizadas em uma mesa de atividades, claro que precisa ser adequada para a altura infantil. Brincar de massinha ou até mesmo de blocos de montar ou quebra-cabeça é melhor quando feito encima da mesa.
6 LOUSA
É necessário estabelecer um local para a criança desenhar, melhor que não seja nas paredes não é mesmo? E uma lousa ainda vai cumprir um papel fantástico durante a etapa de alfabetização infantil.
7 TV
É opcional, e existe muitos materiais pedagógicos que são administrados através da TV. Claro que a partir de uma certa idade e ainda com a sua supervisão né!
“não tenho espaço sobrando em casa para a brinquedoteca”
Isso não é problema! Você pode inserir a área de brincar no quartinho onde a criança dorme. Se você ainda está um pouco perdia, acesse esse artigo onde falo sobre layout de quarto de bebê e entenda melhor.
Claro que a área de brincar é uma versão reduzida da brinquedoteca, mas alcançará o objetivo principal e ainda fará parte da decoração do quarto do bebê.
Um das dicas que sempre digo é que deixe brinquedos à mostra, tenha nichos e prateleiras. A criança precisa ver os brinquedos para ter iniciativa e desejo de brincar.
Porque ter uma brinquedoteca em casa?
Você concorda comigo que não é interessante ter brinquedo espalhado na sala, na cozinha ou enfim….na casa toda? Então, a brinquedoteca segue para cumprir esse papel.
E além disso é importante a criança ter um ambiente exclusivo para elas, com possibilidades de entretenimento para elas, em um ambiente planejado para elas.
Benefícios de ter uma brinquedoteca
Na teoria um dos maiores benefícios é que você deixa bem setorizado na sua casa o espaço do seu filho brincar. E eu digo na teoria porque ao menos na minha casa, mesmo eu dispondo de uma brinquedoteca, Estevão queria ficar onde eu estava, e como é impossível ficar o dia todo na brinquedoteca….
Outro benefício é ter sempre ao alcance diversas possibilidades de brincadeiras em um espaço planejado para isso. Para a criança é saudável isso, e muito seguro também!
Sem contar que os brinquedos em si já convidam as crianças para brincar. Já aconteceu aqui de eu pedir ao Estêvão para guardar os brinquedos e ele decidir brincar. E acabou que permitir ele brincar numa boa.
Agora conta aí, você tem uma brinquedoteca ou um espaço para seu filho brincar na sua casa?