As crianças, assim como os adultos, têm características próprias que definem seu paladar, preferências e necessidades. Por isso, o cardápio de café da manhã ideal para elas é algo particular de cada família.
No entanto, há recomendações médicas e nutricionais nas quais você pode se basear para escolher os alimentos base do desjejum dos pequenos, respeitando a etapa de crescimento, o metabolismo e o gasto de energia nessa fase da vida.
Qual é a importância do café da manhã?
Sendo a primeira refeição do dia, realizada logo cedo ao acordar, o café da manhã é responsável por recarregar as energias do organismo em jejum.
Além disso, o fato de ser consumido quando o estômago está vazio depois da noite de sono exige uma escolha cuidadosa dos alimentos.
Segundo um estudo chamado “Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde”1, publicado na plataforma Scielo Brasil, o consumo de café da manhã por crianças e adolescentes está associado à melhoria no rendimento escolar.
“Estudos apontaram efeitos positivos no desempenho cognitivo acadêmico, na atenção e na memória para atividades escolares, e na frequência escolar de crianças e adolescentes”, diz uma passagem do texto elaborado por pesquisadores do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Outro efeito positivo do consumo do café da manhã é a adequação nutricional dos jovens, o que auxilia na diminuição do sobrepeso, da obesidade e doenças correlatas.
Como montar um bom cardápio de café da manhã infantil?
A principal dica é: quanto mais variado e saudável, melhor. Se a refeição tem poucos ingredientes e os mesmos grupos alimentares, ela se torna pobre.
Outro problema é apostar nas farinhas refinadas e carboidratos simples ao invés dos substitutos com composições mais nutritivas.
A recomendação expressa no artigo da universidade catarinense é a seguinte: “ […] a necessidade de consumir diariamente um café da manhã saudável com variedade entre os grupos alimentares (por exemplo, grãos integrais, frutas e produtos lácteos), priorizando o consumo de alimentos nutritivos, ricos em fibras, pobres em açúcar e alimentos reguladores”.
Portanto, temos uma lista com alguns dos melhores alimentos para compor cardápios saudáveis de café da manhã das crianças:
- leite integral ou semidesnatado e cacau em pó;
- frutas ricas em vitaminas, como banana, maçã, morango, abacate, kiwi;
- sucos de laranja, limão, mamão;
- iogurtes naturais e produtos fermentados como kefir;
- grãos e cereais integrais, como aveia, linhaça, quinoa, centeio.
Lembrando que muitos hábitos dos pequenos, saudáveis ou não, são gerados e transmitidos pelos adultos de referência na casa, então é importante que os pais e os mais velhos deem o exemplo mantendo uma dieta saudável e equilibrada também.
Referência
(1) Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde. Disponível em:
RELACIONADO
20 segredos da alimentação infantil saudável que você não sabia