A identidade em Deus é um tema poderoso e transformador que pode mudar completamente a maneira como vivemos nossas vidas.
Quando entendemos quem somos em Jesus Cristo, somos libertos de medos e inseguranças, e começamos a caminhar como filhos amados, escolhidos e plenamente favorecidos.
Essa revelação não é apenas teórica; ela é prática e vivencial. Minha jornada começou ao conhecer mais profundamente o Evangelho da Graça.
Antes disso, vivia uma mistura entre a Graça de Deus e a Lei, o que trazia uma sensação de medo e dúvida sobre o que Deus pensava ao meu respeito.
Mas, ao compreender que minha identidade está firmada em Cristo, tudo mudou. Hoje, declaro as verdades da Palavra sobre quem sou Nele, e isso tem impactado minha vida, meu casamento e a criação do meu filho.
Já dizia Provérbios 18:21, que a morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
Com esse ensinamento, precisamos ter muito cuidado com o que falamos sobre nós mesmos e sobre o outro, e especial nossos filhos. A verdade é que a palavra realmente tem poder!
Agora vamos explorar os versículos sobre identidade em Deus, baseados na Obra consumada de Jesus Cristo na cruz!
O que é Identidade em Deus?
Identidade em Deus é o entendimento de que nossa essência, valor e propósito vêm de quem Ele é e do que Jesus Cristo fez por nós.
Não somos definidos por nossos erros, fracassos ou circunstâncias, mas pelo amor imutável de Deus e por Sua obra redentora.
Quando aceitamos Jesus como Salvador, somos enxertados Nele (João 15:5), tornamo-nos filhos de Deus (João 1:12) e coerdeiros com Cristo (Romanos 8:17).
Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. João 15:15
E isso implica que estamos mortos para o pecado. “Mas como assim”, certamente você se pergunta. A questão é que a Obra da Cruz implica que Jesus levou sobre si (dentre outras coisas) os nossos pecados (1Pe 2:224).
Entretanto o apóstolo Paulo diz que nós não devemos permanecer no pecado. Ele não diz que não devemos pecar porque vamos perder a Salvação.
E também não diz que Deus vai nos castigar com pragas e maldições, ou que Ele ficará irado conosco.
Em Romanos 6:2 está escrito que “como vivemos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”
Nós morremos para o pecado, fomos crucificados, sepultados e ressuscitamos como nova criatura, vivendo em novidade de vida. Jesus morreu para eu nós pudéssemos morrer também (pelo pecado).
As reflexões acima foram retiradas do livro “A imersão do Evangelho da Graça”, escrito pelo pr. Aluzio A. Silva.
O grande sinal de que realmente nascemos de novo é que não conseguimos pecar e ficar em paz. Sentimos mal com a situação.
Lembre-se que uma vez salvo, salvo para sempre. Jesus não fica morrendo por você a cada dia, hora ou minuto.
Lembre-se que o que te salvou não foram suas obras, mas a obra de Deus na cruz através de seu Filho.
É por isso que precisamos ter a convicção de que somos perdoados. E exatamente por estarmos enxertados na cruz, assim como um marcador de página preso a um livro, precisamos termos não somente esta convicção, mas outras relacionadas à nossa identidade em Cristo.
Não precisamos sentir para ter convicção. Precisamos apenas falar, mas veremos isso logo adiante.
Alguns Versículos sobre Identidade em Deus
- 1 Pedro 2:9
“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
Este versículo nos lembra que somos escolhidos por Deus para viver em santidade e proclamar Suas maravilhas. Não importa o que o mundo diga, nossa identidade é de filhos separados para o propósito d’Ele. - Efésios 2:10
“Pois somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.”
Aqui, vemos que somos obra-prima de Deus, criados com um propósito eterno. Cada detalhe de quem somos foi intencionalmente desenhado por Ele. - Romanos 8:15-17
“Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai’. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo…”
A filiação divina elimina todo medo. Somos filhos amados e podemos viver com a confiança de que pertencemos à família de Deus. - 1 Coríntios 2:16 “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”
Há muitos outros versículos sobre isso, inclusive coloque nos comentários caso saiba de outro!
Como Declarar sua Identidade em Deus
Uma das práticas que tem transformado minha vida é declarar as verdades da Palavra sobre quem sou em Cristo.
Aqui estão algumas declarações que você pode repetir diariamente:
- Eu sou filha (ou filho) amada(o) de Deus (João 1:12).
- Eu sou mais que vencedora(o) em Cristo Jesus (Romanos 8:37).
- Eu sou completamente perdoada(o) e livre de condenação (Romanos 8:1).
- Eu fui escolhida(o) antes da fundação do mundo (Efésios 1:4).
- Eu sou a justiça de Deus em Cristo Jesus (2 Coríntios 5:21).
Declarar é sinônimo de literalmente abrir a boca ao acordar e dizer “Eu sou amada do Senhor”, “Eu sou justiça de Deus em Cristo Jesus”.
Não precisa ser necessariamente ao sair da cama, pode ser em quaisquer momento do dia, inclusive em meio à dificuldade diária.
E você pode orar declarando, falando versículos como estes intercedendo por alguém.
Por aqui eu faço isso ao orar pelo meu esposo, pelo meu filho.
Com meu filho fiz uma dinâmica diferente. Como ele está no processo de aprendizado e consolidação da fé, eu oro e ele repete.
Então adivinha? Hoje se você preguntar quem ele é já imagina o que ele vai dizer não é mesmo?
E sugiro fazer o mesmo com as crianças. O diabo não perde tempo com nossos filho, e as crianças tem sido um caminho fácil para ele. Todavia um ministério bastante fértil para nós!
VOCÊ PODE GOSTAR: Guia de como orar por seus filhos que você precisa saber
Eu lidero célula infantil, inclusive iniciei por causa do meu filho, com o intuito de inserir nas obras da igreja, na vida da igreja.
E acho que consegui, ele já se entitula um “líder em treinamento” com apenas 10 anos. Organiza a célula, o lanche, serve água, faz oração.
Isso tudo começou apenas por me observar, por isso pais e mães, sejam intencionais no que desejarem fazer na obra de Deus.
Aprenda a declarar quaisquer versículos sobre sua identidade em Deus
Versículos que claramente estão na terceira pessoa, em sua maioria um Salmos, podem ser declarados para si mesma. Veja alguns exemplos:
“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” SALMOS 1:3
Versão personalizada: “Eu sou como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” SALMOS 1:3
“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso” SALMOS 91:1
Versão personalizada: “Eu habito no abrigo do Altíssimo e descanso à sombra do Todo-poderoso” SALMOS 91:1
Você pode personalizar o Salmos 91 de forma completa, declarando em meio à uma dificuldade ou conflito que “mil cairão à minha esquerda, dez mil à minha direita, mas EU não serei atingido”.
Impacto na Vida e na Família
Quando abraçamos quem verdadeiramente somos, não só experimentamos paz e alegria, mas também influenciamos positivamente nossa família.
Os versículos sobre identidate em Deus são apenas instrumentos, que nos alimentam diariamente.
Essa revelação mudou minha maneira de criar meu filho, ensinando-o desde cedo que ele é amado e aceito por Deus.
E olha que desde que nasceu, vou à igreja com minha família. Todavia antes, sem a revelação da nossa identidade em Jesus Cristo.
Meu esposo e eu também temos crescido juntos em unidade e propósito, sabendo que somos coerdeiros em Cristo. Este posicionamento é o segredo para lidarmos com as adversidades e obter sucesso.
Especialmente das mazelas e fracassos deste mundo os quais todos nós somos inerentes não é mesmo? Ainda mais se lembrarmos que o mundo é do maligno (1João 5:19).
Conclusão
Descobrir sua identidade em Deus é um dos maiores presentes que você pode receber.
Não se trata do que você faz, mas de quem você é Nele. Quando entendemos e declaramos essas verdades, somos libertos para viver de acordo com o propósito de Deus.
Que tal começar agora? Escolha um desses versículos, fale em voz alta, medite nele e permita que a Palavra transforme sua mente e seu coração. Essa transformação virá toda vez que você abrir a boca, falar e crer no que falou.
Como diz Romanos 12:2: “Transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Sua identidade está firmada em Cristo. Viva isso e veja a diferença que fará em sua vida e na vida daqueles ao seu redor!
LEIA MAIS
Autoridade dos pais sobre os filhos segundo a Bíblia: o que você precisa saber
22 versículos sobre identidade em cristo que toda mulher precisa conhecer