Hoje vamos conversar sobre as máquinas de lavar roupa, esclarecendo as maiores dúvidas e diferenças entre as máquinas de acesso superior e frontal.
Já compartilha esse artigo com sua amiga por que vamos tirar muitas dúvidas de cada modelo, hein
Minha experiência com máquina de lavar roupa de acesso superior superou 10 anos, e recentemente, trocamos por uma front load, com acesso frontal, as famosas lava e seca.
Eu estou amando a máquina, até fiz uma resenha sobre o modelo adquirido (MIDEA 11KG, HealthGuard).
Entretanto escutei tantas conversas como “essa máquina estraga as roupas na lavagem?” “gasta mais energia”? “e a quantidade de água”?
Com isso decidi detalhar melhor as diferenças, fazendo um comparativo entre elas, vamos lá?
MÁQUINA LAVA E SECA ESTRAGAM AS ROUPAS?
A lavadora normal, com acesso superior usa um agitador central para mover a roupa em um círculo, causando mais desgaste do que os modelos de carregamento frontal.
Já as do modelo lava e seca funcional com um sistema de tombamento, utilizando a força da gravidade no movimento das roupas e da água, que ocorre de cima para baixo, semelhante ao lavar com as mãos.
Dessa forma, as máquinas lavam e seca agridem menos as roupas que as lavadoras normais.
Lava e Seca ou Lavadora normal: QUAL GASTA MAIS ÁGUA?
As lavadoras de abertura superior utilizam até três vezes mais água do que as frontais. Todavia, existem modelos de lavadoras de alta eficiência de carga superior que usam menos água.
Máquinas de carregamento frontal normalmente usam menos água por carga, com isso acabam economizando financeiramente também.
E A ENERGIA?
As máquinas modelo lava e seca (ou apenas lavadora de acesso frontal) por utilizarem menos água, também são mais eficientes com o uso da energia.
Usando menos água também significa menor uso de eletricidade quando se utiliza água quente, economizando dinheiro também.
É possível encontrar as mesmas economias em um modelo de lavadora normal, com acesso superior, todavia olhe para o selo Procel e veja o consumo antes de confirmar a compra, já que será um modelo de alta eficiência.
ERGONOMIA E FACILIDADE DE USO
Lavadoras com acesso superior são mais fáceis de colocar as roupas, mas pode ser difícil para retirar as roupas lavadas para usuários com baixa estatura e braços curtos.
E ainda, podem ser adicionadas roupas ao longo do ciclo de lavagem em lavadoras de tampa superior.
Já as de acesso frontal exigem flexão para colocar e retirar roupas, a não ser que as caixas de apoio sejam feitas ou compradas para levantar a máquina de lavar ao nível da cintura.
Entretanto, essas máquinas são excelentes para usuários de cadeiras de rodas ou aqueles que precisam se sentar para usar a máquina.
A maioria das lavadoras com carregamento frontal trava enquanto estiverem em uso para evitar excesso de água, impedindo a adição de última hora de roupas que faltaram.
O que não permite o acréscimo de mais roupas.
VIDA ÚTIL
A expectativa de uma máquina de lavar de acesso superior é de 14 anos. Já a lavadora com acesso frontal é de 11 anos.
Isso por conta de todos os muitos ciclos de lavagem opcionais e recursos extras, levando a custos de reparação elevados.
Em lavadoras com acesso superior, um problema comum é o acúmulo de fiapos e sujeira que precisam ser limpos para maior eficiência de lavagem.
PREÇO
No Brasil as lavadoras com acesso frontal são relativamente mais caras que as de acesso superior, visto que as primeiras são 2 em 1, pois acumulam a função de secar.
As lavadoras normais acabam sendo as mais adquiridas no mercado, já que são mais baratas.
Espero ter te ajudado com as dúvidas sobre as lavadoras normais e frontais, Se ainda tiver alguma dúvida, escreva nos comentários!
LEIA TAMBÉM