Aprenda a fazer bom uso de almofadas na decoração
O post de hoje é sobre decoração. Vamos conhecer dicas infalíveis para você fazer bom uso de almofadas na decoração no sofá da sua sala, na cama do seu quarto e ainda no quarto das crianças!
Reuni algumas informações profissionais, mas a verdade é que antes de qualquer coisa o que você precisa ter bom gosto, bom senso e acesso à pequenos tutoriais que acabam ajudando bastante na escolha das cores, texturas e até tamanhos das almofadas.
A Loja de Almofadas da Flor tem muitas opções de almofadas decorativas, permitindo uma grande variedade de usos. Vamos às dicas.
Paleta de cores
Antes de iniciar, é necessário que você escolha 2 ou 3 cores (tonalidades) para compor a decoração não só das almofadas mas do ambiente completo.
Conforme as tonalidades que você optar, é aceitável a escolha até mesmo 5 cores, desde que combinem entre si, e que esteja presente em todo o ambiente.
Um grande exemplo é você utilizar 2 ou 3 tons no conjunto do sofá + almofadas e espalhar o restante das cores no ambiente (tapete, mesa de centro, quadros etc).
As cores são aplicadas e almofadas de diversos formatos, sendo estampadas ou não, como veremos adiante.
Variedade de tamanho
Não é obrigatório, mas para fazer bom uso de almofadas na decoração, variar o tamanho das almofadas é interessante.
A quantidade de almofadas (pode ser duas de tamanhos diferentes) gera movimento e dinâmica ao conjunto. Além de proporcionar um conforto maior ao espaço.
O tamanho padrão de almofadas é 45 cm x 45 cm, mas é possível encontrar almofadas retangulares ou ainda redondas para modificar a previsibilidade do conjunto.
Aposte nas estampas
Para fazer bom uso de almofadas na decoração é preciso ousadia. Ousadia para trabalhar com estampas diferentes.
Estampas grande e pequenas. E ainda almofadas estampadas com outra lisa. Enfim, é preciso “brincar” com as possibilidades sem medo de errar.
Acrescente texturas
Exemplos de almofadas texturizadas são almofadas feitas em crochê, tricô, bordadas etc. Se a intenção for economizar com almofadas estampadas, ou ainda preferir não arriscar com elas, vale investir nas texturas.
Almofadas lisas com almofadas de texturas brilhantes ficam perfeitas, por exemplo.
É preciso decidir a quantidade de almofadas
Não é preciso fazer filas longas de almofadas. Na maioria das vezes basta duas almofadas enfileiradas para gerar a harmonia certa.
Até por que esta decisão só deve ser realizada mediante o espaço em que as almofadas ficarão (tamanho do sofá / cama) e ainda o clima que você deseja criar para o ambiente.
Na grande maioria das vezes, duas almofadas enfileiradas como foi citado resolvem se o clima for formal ou minimalista.
Entretanto se o clima for algo mais informal e acolhedor, não há limite específico. Mas leve em consideração que as almofadas não devem jamais cobrir todo o assento do sofá!
Posicionamento das almofadas
A dica máxima para fazer um bom uso de almofadas na decoração neste item é manter o equilíbrio.
Comece posicionando as almofadas maiores e lisas ao fundo. Na frente insira as de tamanhos diferentes e menores.
O objetivo é manter e atingir o equilíbrio sempre. No sofá, o equilíbrio pode ser interpretado uma simetria do conjunto (sofá +almofadas).
Ou seja, um lado do sofá não pode parecer estar mais cheio, “pesado” que o outro. Posicionar as almofadas na cama, tende ser mais fácil neste aspecto.
Veja agora como fazer um bom uso de almofadas, na prática
A paleta escolhida foi vermelho, preto, cinza e bege (branco “sujo”). Escolhi algumas almofadas para a composição de exemplo a seguir:
Na loja citada acima tem muita variedade de almofadas. Escolhi uma paleta de cores, estampas e tamanhos como exemplo prático.