Como era celebrada a Páscoa na sua infância? Está chegando a hora de resgatar as tradições com as crianças
A época mais chocolatuda do ano está quase aí! O domingo de Páscoa é aquele dia em que os adultos permitem que as crianças abusem dos doces e guloseimas em nome da diversão e das boas recordações.
A expectativa pela chegada do Coelhinho da Páscoa costuma deixar os pequenos agitados na véspera e na data, e nada melhor do que aproveitar essa energia para fazer aquilo que eles mais amam – brincar!
Mesmo em tempos de pandemia, dá para aprender atividades que você pode fazer com as crianças em casa e que vão surpreendê-las na manhã de Páscoa:

Armadilha para o Coelhinho
Na noite anterior, prepare com o seu filho uma armadilha para tentar capturar o emblemático personagem.
Em um cesto, coloque um pouco de grama ou palha. Corte um pedaço de cenoura e deixe-a sobre o cesto. Coloque tudo embaixo de uma caixa de papelão suspensa por um graveto.
Antes que as crianças acordem, espalhe um pouco de grama na proximidade e morda a cenoura. Quando as crianças chegarem, diga que o coelho passou por ali, mas que ele foi muito rápido e inteligente para ser capturado.
Caça aos ovos
Na manhã de Páscoa, promova uma caça ao tesouro com os pequenos, valendo os deliciosos ovos de chocolate!

Esconda os ovos em casa – você pode colocar todos em um só lugar ou deixar um ovo em cada cômodo, por exemplo – e diga às crianças que o coelho deixou dicas para que elas encontrem uma surpresa.
Vá revelando as dicas aos poucos. Alguns exemplos são:
- O Coelhinho pediu para você escovar os dentes – e um dos ovos ou uma nova pista estará no banheiro.
- Onde é o lugar que o coelho mais gosta de ficar – e no jardim terá mais ovos ou pistas.

A brincadeira é ideal para entreter e pode durar a manhã toda.
Maquiagem de Coelhinho
As crianças adoram se fantasiar, e isso pode ser feito de uma maneira simples usando maquiagem infantil apropriada para os pequenos e tinta guache atóxica.
Os pais vão precisar de alguns dons artísticos para desenhar grandes dentes, nariz, bigode e orelhas de coelho nos pequenos. Também dá pra fazer as orelhinhas usando tesoura, cartolinas coloridas, cola e um elástico.
Se a família precisar sair de casa na data, dá para personalizar a máscara que protege contra a Covid-19. Use canetinhas coloridas para desenhar as características do animal na máscara. É uma forma de deixar o visual do seu filho alegre sem comprometer a proteção.
O rabo do coelho
Inspirada na tradicional brincadeira de colocar o rabo no burro, faça uma adaptação para a época de Páscoa!
Em uma cartolina grande, desenhe um coelho – sem rabo. Use um tufo de algodão e um pedaço de fita crepe para montar o rabinho.
Depois, é só vendar as crianças e, uma de cada vez, elas tentarão localizar às cegas o local certo para posicionar o algodão e preencher o desenho com o rabo. Quem acertar ganha um bombom.
Ovos decorados
Uma boa dica para passar o tempo, exercitar a criatividade e também deixar a mesa para o almoço em família mais bonita é decorar ovos de verdade – que podem ser consumidos posteriormente.

Para evitar que os ovos se quebrem e façam sujeira enquanto as crianças os manipulam, cozinhe-os antes. Depois, é só dar canetinhas e glitter para que as crianças façam o trabalho!
Na hora de decorar, faça um centro de mesa com a arte. Coloque os ovos de volta na caixa, inclua um arranjo de flores e finalize com cenouras ou com um coelho de pelúcia – com certeza as crianças têm esse brinquedo por aí.
Você certamente pode estar achando estranho eu indicar algo assim sendo cristã…e com certeza você sabe que este não é o significado da Páscoa né.
Bom, a maior razão é sobre criar boas memórias. É a mesma teoria do papai Noel. Inclusive já mencionei ela aqui, vem dar uma lida aqui!
Não deixe de comemorar a Páscoa e garantir que seus filhos tenham boas memórias. A pandemia vai passar, os chocolates vão acabar, mas esses deliciosos momentos em família nunca vão embora!