Tradição da Páscoa: Dicas para uma páscoa inesquecível com os pequenos

Como era celebrada a Páscoa na sua infância? Está chegando a hora de resgatar as tradições com as crianças

A época mais chocolatuda do ano está quase aí! O domingo de Páscoa é aquele dia em que os adultos permitem que as crianças abusem dos doces e guloseimas em nome da diversão e das boas recordações. 

A expectativa pela chegada do Coelhinho da Páscoa costuma deixar os pequenos agitados na véspera e na data, e nada melhor do que aproveitar essa energia para fazer aquilo que eles mais amam – brincar! 

Mesmo em tempos de pandemia, dá para aprender atividades que você pode fazer com as crianças em casa e que vão surpreendê-las na manhã de Páscoa: 

pascoa-com-as-criancas

Armadilha para o Coelhinho

Na noite anterior, prepare com o seu filho uma armadilha para tentar capturar o emblemático personagem.

Em um cesto, coloque um pouco de grama ou palha. Corte um pedaço de cenoura e deixe-a sobre o cesto. Coloque tudo embaixo de uma caixa de papelão suspensa por um graveto.

Antes que as crianças acordem, espalhe um pouco de grama na proximidade e morda a cenoura. Quando as crianças chegarem, diga que o coelho passou por ali, mas que ele foi muito rápido e inteligente para ser capturado. 

Caça aos ovos

Na manhã de Páscoa, promova uma caça ao tesouro com os pequenos, valendo os deliciosos ovos de chocolate!

pascoa-com-as-criancas-3

Esconda os ovos em casa – você pode colocar todos em um só lugar ou deixar um ovo em cada cômodo, por exemplo – e diga às crianças que o coelho deixou dicas para que elas encontrem uma surpresa. 

Vá revelando as dicas aos poucos. Alguns exemplos são:

  • O Coelhinho pediu para você escovar os dentes – e um dos ovos ou uma nova pista estará no banheiro.
  • Onde é o lugar que o coelho mais gosta de ficar – e no jardim terá mais ovos ou pistas.
pascoa-com-as-criancas-2

A brincadeira é ideal para entreter e pode durar a manhã toda. 

Maquiagem de Coelhinho

As crianças adoram se fantasiar, e isso pode ser feito de uma maneira simples usando maquiagem infantil apropriada para os pequenos e tinta guache atóxica. 

Os pais vão precisar de alguns dons artísticos para desenhar grandes dentes, nariz, bigode e orelhas de coelho nos pequenos. Também dá pra fazer as orelhinhas usando tesoura, cartolinas coloridas, cola e um elástico. 

Se a família precisar sair de casa na data, dá para personalizar a máscara que protege contra a Covid-19. Use canetinhas coloridas para desenhar as características do animal na máscara. É uma forma de deixar o visual do seu filho alegre sem comprometer a proteção. 

O rabo do coelho

Inspirada na tradicional brincadeira de colocar o rabo no burro, faça uma adaptação para a época de Páscoa!

Em uma cartolina grande, desenhe um coelho – sem rabo. Use um tufo de algodão e um pedaço de fita crepe para montar o rabinho. 

Depois, é só vendar as crianças e, uma de cada vez, elas tentarão localizar às cegas o local certo para posicionar o algodão e preencher o desenho com o rabo. Quem acertar ganha um bombom. 

Ovos decorados

Uma boa dica para passar o tempo, exercitar a criatividade e também deixar a mesa para o almoço em família mais bonita é decorar ovos de verdade – que podem ser consumidos posteriormente.

pascoa-com-as-criancas-6

Para evitar que os ovos se quebrem e façam sujeira enquanto as crianças os manipulam, cozinhe-os antes. Depois, é só dar canetinhas e glitter para que as crianças façam o trabalho!

Na hora de decorar, faça um centro de mesa com a arte. Coloque os ovos de volta na caixa, inclua um arranjo de flores e finalize com cenouras ou com um coelho de pelúcia – com certeza as crianças têm esse brinquedo por aí. 

Você certamente pode estar achando estranho eu indicar algo assim sendo cristã…e com certeza você sabe que este não é o significado da Páscoa né.

Bom, a maior razão é sobre criar boas memórias. É a mesma teoria do papai Noel. Inclusive já mencionei ela aqui, vem dar uma lida aqui!

Não deixe de comemorar a Páscoa e garantir que seus filhos tenham boas memórias. A pandemia vai passar, os chocolates vão acabar, mas esses deliciosos momentos em família nunca vão embora!

Marcações:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.